Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Cannabis

Eduardo Suplicy participa de audiência sobre regulamentação da cannabis medicinal na Câmara

Deputado revelou essa semana que medicamento a base de cannabis o ajuda no tratamento da doença de Parkinson, descoberta no final de 2022

Redação Publicado em 19/09/2023, às 10h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eduardo Suplicy no Expo Cannabis, no último fim de semana (Lucas Martins/Reprodução Instagram Eduardo Suplicy)
Eduardo Suplicy no Expo Cannabis, no último fim de semana (Lucas Martins/Reprodução Instagram Eduardo Suplicy)

Eduardo Suplicy (PT-SP) está na Câmara dos Deputados em Brasília para depôr na audiência pública da Comissão de Legislação Participativa sobre a regulamentação do cultivo e distribuição de cannabis no Brasil.

"Acredito que será uma audiência pública muito positiva e inclusive para todos nós solicitarmos ao presidente Arthur Lira que coloque logo em votação o projeto de lei que vai permitir que haja a melhor utilização da cannabis medicinal a todos que tiverem algum problema que precisem melhorar a sua qualidade de vida", disse o político em vídeo postado em seu perfil no Instagram na manhã desta terça-feira (19).

+++ LEIA MAIS: Iron Maiden: Bruce Dickinson reclama de maconha durante show; 'Só vou pedir um pouco de respeito'

Deputado estadual por São Paulo, Suplicy revelou esta semana à Folha de S. Paulo (via Caras) que foi diagnosticado com doença de Parkinson no fim de 2022 e que vem se tratando com o cannabis medicinal desde fevereiro. Segundo ele, seus sintomas ainda são leves, dado o estágio inicial da doença:

“Eu estava com certos tremores nas mãos, especificamente na hora de comer, de segurar os talheres, de tomar uma sopa. Tremia um pouco.”

+++ LEIA MAIS: O 'Chocolate', de Tim Maia, era mesmo chocolate?

O deputado teria então optado pelo tratamento com um óleo de cannabis importado, tomando cinco gotas no turno da manhã, cinco à tarde e cinco à noite, além de fazer uso do medicamento Prolopa, contra a doença.

No vídeo postado na manhã desta terça, Suplicy reforçou o que acredita ser uma melhora na qualidade de vida do usuário de cannabis medicinal:

"Estou muito feliz de vir à audiência pública na Câmara dos Deputados, que agora vai debater a questão de como a cannabis medicinal é tão boa para melhorar a qualidade de vida das pessoas."

Expo Cannabis

No último fim de semana, Eduardo Suplicy ainda participou do Expo Cannabis, feira em São Paulo que reuniu 142 expositores, além de 128 palestrantes que debateram a cultura da cannabis no Brasil e no mundo. Pelo Instagram, Suplicy postou:

"O sucesso da @expocannabis.brasil em SP demonstrou a urgência do Congresso Nacional aprovar a Lei 399, que regulamenta a cannabis medicinal no Brasil e autoriza o seu plantio. Os ingressos acabaram antes da feira começar. Foi um encontro inédito, que reuniu 142 expositores de 7 países; 9 associações e 128 palestrantes, sendo mais da metade mulheres. Na próxima terça, participarei de importante audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para pressionar o deputado Arthur Lira @oficialarthurlira a colocar na pauta de votação no plenário o recurso ao PL 399."