Efeito Radiohead

Nine Inch Nails vai liberar disco de graça aos fãs, saiba como baixar o seu; Trent Reznor admite que In Rainbows, do Radiohead, serviu de estímulo

Da redação Publicado em 29/10/2007, às 15h22 - Atualizado em 08/11/2007, às 20h46

Capa do site que oferece disco a U$ 5 ou "U$ 0"
Reprodução

Que Trent Reznor não se dá bem com a indústria fonográfica não é novidade. Em setembro, o homem-banda pediu aos fãs que roubassem as músicas do Nine Inch Nails como forma de protesto aos preços abusivos dos cds (leia mais clicando aqui). Nesta quinta-feira, 25, Reznor anunciou que disponibilizará de graça o disco de seu projeto em parceria com o rapper Saul Williams a partir do dia 1 de novembro na internet.

The Inevitable Rise and Liberation of Niggy Tardust será distribuído pelo site Niggytardust.com. Em seu site oficial, Reznor admitiu a semelhança com a forma de distribuição de In Rainbows, o novo disco do Radiohead: "Há similaridades óbvias no modo como Radiohead lançou seu novo disco e como escolhemos lançar o nosso. Após pensar muito neste caminho, senti que melhoramos muito a idéia deles para beneficiar você, o consumidor. Obviamente, você vai ser o juiz. Uma coisa muito diferente na nossa situação é que Saul não é o nome forte (ainda!) que é o Radiohead, e isso significa que precisamos mais do que nunca de sua ajuda."

Diferentemente do que o Radiohead fez no lançamento de In Rainbows, quem for baixar The Inevitable Rise and Liberation of Niggy Tardust pode escolher entre pagar 5 dólares ou nada. A pré-venda já está disponível no site.