Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Aniversário

Elke Maravilha: relembre carreira musical da artista

A modelo, jurada, apresentadora e atriz e cantora teuto-brasileira que faleceu em 2016, completaria 79 anos hoje

Elke Maravilha (Foto: Reprodução)
Elke Maravilha (Foto: Reprodução)

Não é surpresa para ninguém que Elke Maravilha era uma artista multifacetada. O que poucas pessoas conhecem é que a modelo, jurada, apresentadora e atriz também cantava. Hoje, a personalidade completaria 79 anos e para celebrar sua trajetória, falaremos sobre esse talento pouco conhecido.

Elke Georgievna Grunnup nasceu em Leutkirch,na Alemanha, pelo menos é o que consta em na certidão de nascimento da famosa. Durante toda a vida ela afirmou ter nascido em Leningrado, na União Soviética - hoje, São Petesburgo. Ela chegou ao Brasil aos seis anos e foi criada na cidade mineira de Itabira de Mato Dentro.

+++LEIA MAIS: Famosos lamentam nas redes sociais a morte de Elke Maravilha

A carreira de cantora começou por volta de 1972, quando passou a integrar o icônico corpo de jurados do programa de calouros de Chacrinha. A primeira música gravada foi "Marcha da Zebra", para o álbum Rio, Carnaval e amor 1973. 

Apesar desse ser um registro raro, é possível ouvir o trabalho dela no disco Elke (2022), uma gravação ao vivo do espetáculo Elke canta e conta (2015), feito no ano anterior à morte da artista, em Belo Horizonte. O show comemorava os 70 anos dela. No repertório, músicas das mais variadas, desde Luiz Gonzaga, a canções russas e uma versão de Bob Dylan em alemão.

+++LEIA MAIS: Elke Maravilha morre no Rio de Janeiro aos 71 anos