Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Elton John e Jack White fazem dueto na inédita “Two Fingers of Whiskey”; assista

Gravação integra série documental American Epic Sessions, na qual artistas renomados trabalham com equipamentos dos anos 1920

Rolling Stone EUA Publicado em 02/06/2017, às 12h05 - Atualizado às 12h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elton John e Jack White em clipe da série documental <i>American Epic Sessions</i> - Reprodução/Vídeo
Elton John e Jack White em clipe da série documental <i>American Epic Sessions</i> - Reprodução/Vídeo

Na última quinta-feira, 1º, a emissora norte-americana PBS publicou um vídeo no qual Elton John e Jack White se unem para um dueto na nova faixa “Two Fingers of Whiskey”. O clipe integra a última das três partes da série documental The American Epic, que será compilada em um longa-metragem, The American Epic Sessions.

No piano, John comanda a alegre melodia com a mão esquerda, e adiciona acordes com a direita. Sentado ao lado dele, White o acompanha com uma guitarra que dita o ritmo carregado de blues da faixa. Veja o vídeo abaixo.

LEIA TAMBÉM

Elton John e James Taylor levam emoção e nostalgia a São Paulo

Elton John: dez músicas essenciais

Ouça “Battle Cry”, single instrumental de Jack White

American Epic, que estreou no último festival de cinema de Sundance, foi exibida nos Estados Unidos pelo canal PBS nos dias 16, 23 e 30 de maio. Já o filme de acompanhamento, American Epic Sessions, passará no mesmo canal, com estreia marcada para a próxima terça, 6. Uma vasta trilha sonora da produção sairá em 9 de junho pelos selos Third Man Records, Legacy Recordings e Columbia.

A série cobre um período de mudança monumental para a indústria musical. No trailer, divulgado em abril, o diretor Bernard MacMahon explica: nos anos 1920, as gravadoras temiam que o rádio se tornasse peça dominante na indústria, então eles rodaram o país com o primeiro equipamento elétrico de gravação em busca de novos artistas e mercados.

Ainda que nenhuma dessas máquinas primitivas tenha sobrevivido ao longo dos anos, o engenheiro de som Nicholas Bergh foi capaz de recriar uma delas a partir das partes originais. O equipamento desenvolvido por ele foi usado para gravar toda a música do filme complementar, The American Epic Sessions.

White e o produtor T. Bone Burnett comandaram o programa, que contou com performances de Alabama Shakes, Beck, Avett Brothers, Los Lobos, Willie Nelson, Merle Haggard, Steve Martin, Edie Brickell, Rhiannon Giddens, Raphael Saadiq e outros. A trilha sonora, com mais de 100 músicas, contará com uma mistura destas novas gravações, assim como gravações de arquivo dos anos 1920 e 1930.

Para os criadores, a série é um meio de manter a memória cultural norte-americana viva. “Todos nós temos um inimigo em comum, que é o esquecimento – aquele que te faz esquecer de onde veio e quem você é”, explicou Burnett em entrevista à Rolling Stone EUA. “Todos gostamos e precisamos ter uma ligação com a nossa história.”