Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Elvis Costello defende Olivia Rodrigo após acusação de plágio de 'Brutal': 'É como o rock funciona'

Um usuário do Twitter comparou a canção da estrela pop com "Pump It Up", do músico britânico

Julia Harumi Morita Publicado em 30/06/2021, às 12h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elvis Costello (Foto: Gareth Cattermole/Getty Images) e Olivia Rodrigo (Foto: Divulgação)
Elvis Costello (Foto: Gareth Cattermole/Getty Images) e Olivia Rodrigo (Foto: Divulgação)

Após Courtney Love acusar Olivia Rodrigo de copiar a foto do disco Live Through This (1994), do Hole, Elvis Costello defendeu a cantora pop nas redes sociais, onde foi acusada de plagiar "Pump It Up", do músico britânico. (Via Ultimate Classic Rock)

Na última segunda, 28, um usuário compartilhou uma matéria do The Guardian sobre as semelhanças do trabalho de Rodrigo com lançamentos antigos de outros artistas e escreveu: "Não brinca. A primeira música do disco [Sour (2021)] é uma cópia direta de Elvis Costello.

+++ LEIA MAIS: Como sucesso de 'Good 4 U', da Olivia Rodrigo, é bom para o rock?

No mesmo dia, o músico respondeu o comentário e escreveu: "Isso é ok para mim, Billy. É como o rock and roll funciona. Você pega peças quebradas de outra emoção e faz um brinquedo novo. Foi o que eu fiz."

Costello também citou "Subterranean Homesick Blues," de Bob Dylan, e "Too Much Monkey Business," de Chuck Berry, em hashtags. De acordo com o UCR, "Pump It Up" foi inspirada pela canção de Dylan, a qual foi inspirada pela música de Berry.

+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo ecoa dores de romances trágicos e desfruta da estética do bedroom pop em Sour [REVIEW]

Em 2015, Costello comentou na biografia Unfaithful Music and Disappearing Ink como "Pump It Up" aparentemente foi uma inspiração para "Get On Your Boots", do U2. No livro, o músico enfatiza como existem muitas similaridades entre grandes canções do mundo da múscia.

Confira "Pump It Up" e "Brutal":

+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo revela: 'Nunca quis ser uma garota pop'


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL