Elvis Presley Especial: A Vida, A Música, O Mito

Rolling Stone Brasil lança versão digitalizada da edição especial dedicada ao Rei do Rock; conheça

Redação Publicado em 09/06/2020, às 14h00

None
Capa da edição especial Elvis: A Vida | A Música | O Mito

A letra de “Long Black Limousine”, do álbum From Elvis in Memphis, fala de uma pessoa que sai de sua cidadezinha, vai para a cidade grande e jura retornar em um carrão exótico. A limusine do título se torna um carro funerário. Alguns podem ver a canção como uma irônica leitura autobiográfica ou então uma das muitas contradições de Elvis Presley e de seu próprio mito.

+++ LEIA MAIS: Por que McCartney e Lennon acreditavam que Elvis Presley estava 'arruinado' nos anos 1950?

Elvis foi um dos maiores norte-americanos de todos os tempos, e orgulhoso disso. Saiu de suas modestas fronteiras do sul dos Estados Unidos para conseguir um apelo universal - ele é uma das poucas pessoas na história recente que são conhecidas apenas pelo primeiro nome. Aproximar-se da arte de Elvis é como mirar um espelho. Você pode olhar para ele e escolher seu Elvis favorito: o jovem rebelde revolucionário dos anos 50; o gentil galã de cinema da década de 60; o ou mega astro cujos trajes se assemelhavam a uniformes de um super herói do outro mundo, que entrou a década de 70 novamente no topo do mundo para morrer sete anos depois.

+++ LEIA MAIS: Robô cria músicas de Elvis Presley, Tupac e Katy Perry - e o resultado é assustadoramente bom; ouça

A presença de Elvis ainda é inspiradora - é o exemplo definitivo da auto-invenção e da auto-
-realização. Você pode nascer na miséria, conquistar o mundo e tornar-se uma entidade maior do que a vida. Teses de sociologia furadas já foram escritas, mas a complexidade do homem ainda desafia palavras. Quando o assunto é Elvis Presley, o mais básico é ainda o que conta: as canções e a voz. Apesar ser ainda formalmente conhecido como “Rei do Rock” - esta palavra de quatro letras tão usada e abusada nesses tempos -, o domínio de Elvis sobre o idioma musical de seu país era imenso. Ele é uma porteira para descobrir o blues, o country, o gospel, o rockabilly e o soul.

+++ LEIA MAIS: Elvis não morreu? Ex-jogador diz que o Rei está vivo e trabalha como jardineiro em Graceland

Por mais previsíveis que meia-dúzia dos hits possam soar, a música de Elvis é um oceano ainda pouco explorado. A voz, flexível ao extremo, tinha tudo: poder, alcance, emoção, sutileza e acima de tudo, credibilidade. Em 1971, ao aceitar um prêmio que o considerava um dos dez mais destacados jovens de seu país, o astro citou “Without a Song”, de Irving Berlin:

+++ LEIA MAIS: Elvis Presley se curou milagrosamente de doença na infância: ‘O médico disse que não havia esperança’

“Sem a canção, o homem não tem amigos, sem uma canção o dia não termina. Então, eu vou continuar cantando a minha canção”. E de nossa parte, continuaremos a escutar as canções dele.

O texto acima, assinado por Paulo Cavalcanti, introduz o especial Elvis: A Vida | A Música | O Mito relançado pela Rolling Stone Brasil em 11 bandas digitais em versão virtual. 

+++ LEIA MAIS: Os Beatles tiveram mais músicas no 1º lugar do que Elvis Presley?

Ao longo de 136 páginas, são encontradas fotos incríveis e 18 reportagens especiais que desvendam os segredos do Rei divididas em 4 categorias: Vida, Música, Videografia, Graceland. 

A publicação pode ser encontrada em: 

Bancah (iOS e Android)   
Bookplay
Claro Banca
Clube de Revistas
Hube
Magzter
Nuvem do Jornaleiro
Oi Revistas 
RevistariaS
TIM Banca Virtual
UOL Leia+ 

A edição digital de Elvis: A Vida | A Música | O Mito também pode ser encontrada na Loja Kindle (da Amazon). Vale lembrar que assinantes Amazon Prime possuem acesso exclusivo ao Prime Reading e gratuidade no download da edição.


A Rolling Stone é a maior revista de entretenimento do mundo. Fundada em 1967, presente em mais de 30 países e no Brasil há quase 14 anos, a publicação é um sucesso: com visão inovadora e única no mercado editorial nacional, campos da música, entretenimento, cultura pop, tecnologia, moda e política.