Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Elvis Presley teve grande influência em Freddie Mercury, diz Brian May

O guitarrista também falou sobre o que conecta os dois músicos

Julia Harumi Morita Publicado em 07/04/2021, às 10h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury (Foto: Divulgação/Youtube/VIDEO REMASTER ITA/23.12.2018)
Freddie Mercury (Foto: Divulgação/Youtube/VIDEO REMASTER ITA/23.12.2018)

Brian May revelou que Elvis Presley teve uma grande influência no Queen e, particularmente, em Freddie Mercury. Em entrevista ao Express UK, o guitarrista também falou sobre as semelhanças entre os dois cantores.

“Acho que é impossível ter sido criança naquela época e não ter sido influenciado por Elvis," disse May. "Freddie em particular, é claro. Ele foi um dos grandes heróis de Freddie.”

+++LEIA MAIS: O dia em que Freedie Mercury conheceu Maradona em um estádio de futebol

Para May, Presley era uma influência mais indireta, pois quem atraía os olhares do músico eram os guitarristas do Rei do Rock.

“Para mim, os guitarristas dele foram uma grande inspiração. Scotty Moore era um, James Burton o outro. Tive o prazer absoluto de trabalhar com os dois e James se tornou um grande amigo, o que me deixa muito feliz. Então, sim, Elvis foi definitivamente uma influência.”

+++LEIA MAIS: Freddie Mercury não falava com integrantes do Queen no Rock in Rio [FLASHBACK]

Ao ser questionado sobre as semelhanças entre Presley e Mercury, que compôs "Crazy Little Thing Called Love" em homenagem ao ícone norte-americano e ganhou um lenço que pertenceu ao Rei do Rock de Lisa Marie Presley, May disse que essa é "uma área intrigante".

“Eu pensei muito sobre isso, porque Elvis vem do sul dos EUA, mas se veste como um dândi. Ele usa maquiagem, seu cabelo é bem penteado. E ele dança e balança a bunda. Esse não é o estereótipo americano na época. Foi preciso muita coragem para ser essa pessoa; faz parte de tudo.”

+++LEIA MAIS: Brian May acredita que Freddie Mercury não teria largados os palcos nem na velhice

May continuou: "Tenho essa grande convicção de que cantar ou tocar não se trata apenas da parte mecânica... é uma coisa de corpo, mente e espírito."


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA

+++ MAIS SOBRE MÚSICA: The Weeknd, IDLES e mais: 5 músicas que mencionam Freddie Mercury

O dia 24 de novembro é uma data inesquecível para os fãs de Freddie Mercury. Há exatos 29 anos, o vocalista do Queen morreu em consequência da AIDS e abalou o mundo com uma perda tão precoce, aos 45 anos de idade.  

Com uma voz vibrante, composições imponentes e performances extremamente cativantes, Mercury se tornou um dos maiores astros do rock da história. E, quase três décadas após a morte do músico, este legado se mantém inabalável. 

O vocalista do Queen se tornou um sinônimo de grandiosidade e um símbolo de representatividade, que inspirou artistas das mais diversas gerações e dos mais diversos gêneros musicais. 

Para relembrar o legado póstumo de Freddie Mercury no mundo da música, a Rolling Stone Brasil listou 5 canções que citam o nome do cantor:

Flying Lotus, Snoop Dogg e Captain Murphy - “Dead Man’s Tetris”

Dead Man’s Tetris” é uma das canções que compõem o quinto disco da carreira de Flying Lotus, o qual explora a experiência da morte humana. Gravada em parceria com Snoop Dogg e Captain Murphy, a música retrata a tomada de consciência sobre a morte. E, enquanto os músicos passeiam pelo plano astral, eles encontram ninguém menos que Freddie Mercury no caminho. 

+++ LEIA MAIS: O maior segredo guardado pela ex-noiva de Freddie Mercury


IDLES - “Danny Nedelko”

A banda IDLES homenageou a história de imigração de Mercury, que nasceu na Tanzânia, na música “Danny Nedelko”, do disco Joy as an Act of Resistance (2018). 

Com uma mensagem pró-imigração, o vocalista Joe Talbot canta: “Meu irmão de sangue é um imigrante / Um lindo imigrante / Meu irmão de sangue é Freddie Mercury … Ele é feito de ossos, ele é feito de sangue / Ele é feito de carne, ele é feito de amor / Ele é feito de você, ele é feito de mim”.

+++ LEIA MAIS: Confusão inusitada: O curioso dia em que Glória Maria entrevistou Freddie Mercury


Bryson Tiller e The Weeknd - “Rambo (Last Blood)”

O nome do vocalista do Queen também aparece na letra de “Rambo (Last Blood)”, faixa presente na versão deluxe do disco Trapsoul(2015), de Bryson Tiller. A canção é uma parceria com The Weeknd, que, logo nos primeiros versos, canta: “Acabei de assinar um acordo tão grande que é um segredo / Angels da Victoria Secret dançam ao redor de mim por uma razão / Abra suas asas para mim como se eu fosse o Freddie Mercury”.

+++ LEIA MAIS:Mary Austin, ex-namorada de Freddie Mercury, relembra o momento mais triste que viveu com o cantor antes dele morrer


Macklemore e Eric Nally - “Ain’t Gonna Die Tonight” 

Macklemore é outro artista que cita Freddie Mercury em uma canção. Nos primeiros versos de “Ain’t Gonna Die Tonight”, em parceria com Eric Nally, o rapper diz: “Abra a porta para eles, nós vamos tocar hoje à noite / Traga a banda marcial e ligue as luzes do estádio / Eles vão aprender comigo, esta é a nossa igreja da / Vida de um campeão, ugh, tão Freddie Mercury”.

+++ LEIA MAIS: Por que Freddie Mercury falou publicamente só uma vez sobre o namorado Jim Hutton?


The Killers - “Wembley Song” 

Fazer um show no estádio de Wembley, em Londres, é um feito histórico para a carreira de qualquer músico, até mesmo para Freddie Mercury. É por isso que o The Killers decidiu compor uma canção especial para o show que a banda fez no local, em 2013.

Com mais de cinco minutos de duração, “Wembley Song” relembra os grandes músicos que já se apresentaram no estádio, do U2 ao Queen. “Freddie Mercury e o Queen/ Eu ainda posso ouvir o Freddie cantar”, diz  Brandon Flowers antes de soltar um “day-oh” - muito similar ao icônico “eh-oh” que Mercury cantou no Live Aid para interagir com a plateia. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes