Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Elza Soares brada contra violência doméstica em novo single; ouça

“Você vai se arrepender de levantar a mão para mim”, canta a artista em “Maria da Vila Matilde”

Redação Publicado em 11/08/2015, às 17h56 - Atualizado às 19h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cantora Elza Soares gravado no estúdio da Red Bull Station, em São Paulo - Fabio Piva/Divulgação
A cantora Elza Soares gravado no estúdio da Red Bull Station, em São Paulo - Fabio Piva/Divulgação

A cantora Elza Soares lançou um novo single nesta terça-feira, 11. A faixa, intitulada “Maria da Vila Matilde”, foi composta por Douglas Germano e estará no próximo disco da lendária artista brasileira – A Mulher do Fim do Mundo –, que deve sair no próximo mês de outubro.

Galeria: 15 discos nacionais lançados no primeiro semestre que você deve ouvir.

“Você vai se arrepender de levantar a mão para mim”, repete Elza na faixa, cuja inspiração foi a violência doméstica contra as mulheres. Responsável pela letra, Germano conta: “Sou filho de uma Maria. Eu vi essa Maria, minha mãe, apanhar em casa. Era garoto e podia fazer muito pouco além de sentir medo de meu pai e dó de minha mãe.”

“No dia seguinte, não se falava nada”, acrescenta ele, em texto sobre a música que ganhou vida na voz de Elza. “Minha mãe soluçava pela casa com hematomas e meu pai saía para trabalhar. Aquilo era como se fosse um segredo nosso. Segredo de família. Achava ruim.”

Entrevista: Elza Soares fala sobre feminismo, Mané Garrincha e Lupicínio Rodrigues.

Segundo, Germano, Elza foi a primeira mulher que ele viu, ainda garoto, “falar sobre esse assunto”, motivando assim a composição dele. A história de “Maria da Vila Matilde” se passa nos anos 1970 – “quando não havia lei Maria da Penha”, apesar de a citação a um celular na letra –, e faz menção ao telefone 180, número de um serviço de denúncia da violência contra a mulher.

O novo single de Elza Soares – assim como todo o álbum A Mulher do Fim do Mundo – foi gravado nos estúdios da Red Bull Station, em São Paulo, arranjado por Kiko Dinucci, Marcelo Cabral e Rodrigo Campos, conhecidos da cena musical paulistana, e produzido por Guilherme Kastrup.

Entrevista: “Cantar ainda é remédio bom”, diz Elza Soares.

Com lançamento previsto para outubro, A Mulher do Fim do Mundo traz 11 faixas – escritas por integrantes da banda que acompanhou Elza e por outros compositores, como Cacá Machado e José Miguel Wisnik, entre outros –, sob direção artística de Celso Sim e Romulo Fróes.

Conheça abaixo o single “Maria da Vila Matilde”, na voz de Elza Soares.