Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 10 anos, o fim do Oasis chegou depois de uma briga intensa entre Liam e Noel Gallagher

Em 28 de agosto de 2009, um novo desentendimento e uma guitarra destruída marcaram o término de uma das maiores bandas de rock

Redação Publicado em 28/08/2019, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Noel e Liam Gallagher (Foto:Press Association via AP Images)
Noel e Liam Gallagher (Foto:Press Association via AP Images)

Há exatos 10 anos, a história do Oasis chegava ao fim. Foi no dia 28 de agosto de 2009 que os irmãos Gallagher brigaram pela última vez como integrantes da mesma banda.

Em uma entrevista ao radialista Chris Moyles, da estação Radio X, Liam, com essa data de aniversário trágica em mente e mesmo após todos esses anos, contou ainda considerar Noel culpado por tudo. E, sobre a situação atual do irmão, especulou: "Aposto que ele está escondido em um armário por aí, em algum quarto escuro".

+++Leia mais: O Oasis surgiu porque "Liam queria que Noel o notasse", diz Paul Ashbee

Curiosa e estranhamente, ao relembrar do dia fatídico no qual aconteceu a briga considerada a gota d'água, o ex-vocalista principal da banda falou também que "tudo estava bem" naquela época. Mas os fatos relatados há uma decáda não mostram bem isso. Relembremos.

Em 23 de agosto de 2009, o Oasis precisou cancelar o show que faria no V Festival, em Chelmsford, no nordeste de Londres, após Liam acordar com laringite. Irritado com a situação, Noel fez uma declaração na qual culpava o irmão de, na verdade, estar de ressaca e sem condições de se apresentar.

+++Leia mais: Foo Fighters quer reunir o Oasis: 'Estamos tentando', diz Dave Grohl

Por causa disso, o mais novo dos Gallagher processou o mais velho dos dois, e exigiu um pedido de desculpas. "A verdade é que eu tive sim laringite, e Noel estava completamente ciente, e havia sido avisado na manhã daquele dia, com o diagnóstico de um médico. O até então guitarrista e letrista do grupo pediu desculpas, e o processo aberto por Liam foi retirado.

Mas esse desentendimento serviu apenas para esquentar os motores que, na verdade, nunca sequer chegaram a ficar frios na relação entre os dois.

Pouco tempo depois do tumulto relatado acima, o fim chegou para o Oasis. Em 28 de agosto de 2009, há dez anos, os irmão Gallagher tiveram uma briga feia nos bastidores do festival francês Rock en Seine, pouco tempo antes de subirem ao palco. No barraco decisivo, Liam segurou a guitarra do irmão como um machado e destruiu o instrumento. Imediatamente depois disso, Noel abandonou o local, e também a banda.

+++Leia mais: Noel Gallagher diz que gostava da mãe "até ela ter meu irmão"

O guitarrista anunciou o fim com uma declaração breve e honesta: "É com certa tristeza e grande alívio... Eu deixei o Oasis essa noite. As pessoas vão escrever e dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não consigo mais trabalhar com o Liam por nem mais um dia."

E como bom criador de polêmicas, Liam chegou a falar que na verdade foi Noel quem quebrou a guitarra, e que o instrumento, por sua vez, pertencia a ele.

Independente dos detalhes, o Oasis acabou naquela data. E desde então, os integrantes de um dos maiores destaques do brit pop nunca sequer chegaram perto de uma reunião.

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos