Em cadeira de rodas há 6 anos, Paul Di'Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, faz vaquinha para pagar cirurgia

Ex-vocalista do Iron Maiden está com a carreira estacionada por conta de graves problemas de saúde e dificuldade para pagar contas médicas

Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 22/03/2021, às 09h28

None
Paul Di'Anno (Foto: Wikicommons / Silvio Tanaka)

Enquanto os integrantes do Iron Maiden estão em suas mansões planejando as próximas turnês mundiais após a pandemia, Paul Di'Anno, ex-vocalista da banda, está em seu modesto apartamento, em uma cadeira de rodas há 6 anos e lutando para conseguir dinheiro para realizar uma cirurgia que o tire dessa condição. 

Segundo artigo do El País, Paul Di'Anno, 62 anos, não tem muitos recursos financeiros atualmente. E, para ajudá-lo, o Cart & Horses, antigo pub de Londres onde o Iron Maiden realizou os primeiros shows, criou uma campanha de crowdfunding para arrecadar dinheiro com objetivo de ajudar o vocalista a realizar a cirurgia. 

+++LEIA MAIS: Cantora Nikki Dickinson diz ser filha 'rejeitada' de Bruce Dickinson; entenda

“Queremos arrecadar 20 mil libras [cerca de 23 mil euros] para ajudar Paul Di’Anno a financiar uma operação no joelho que está atrasada. A 'Besta' [como é apelidado] precisa de nossa ajuda agora mais do que nunca”, diz o representante do Cart & Horses no texto. Até o momento, as contribuições estão em 7.252 libras [cerca de 8.200 euros], atingindo 36% da meta.

Há alguns anos, Paul Di'Anno foi submetido a uma cirurgia para tratar um abscesso no pulmão. Mais tarde, teve problemas no joelho, que ele afirma ter quebrado. Em uma das operações para ajustar a fratura, contraiu sepse, infecção causada por uma bactéria - e a maior causa de morte nas UTIs.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

O ex-vocalista do Iron Maiden está com a carreira estacionada por conta de graves problemas de saúde. Ao El País, ele refletiu: "Estou em uma cadeira de rodas há seis anos e quase não trabalhei nesta época. Tenho que pagar contas médicas. Sim, as coisas estão ficando um pouco complicadas."

Em 2016, já sem poder andar, Paul Di'Anno fez algumas apresentações ao vivo na cadeira de rodas - foram as últimas. Agora, os planos são: "Fazer a cirurgia e, espero, sair em turnê e gravar um disco", revelou.

Paul Di'Anno em uma de suas últimas apresentações:

O artigo do El País ainda questiona por que os integrantes do Iron Maiden não ajudam o ex-companheiro de banda e pagam a cirurgia a ele, que, obviamente, equivale a uma pequena quantia de dinheiro para a maior banda de heavy metal do mundo. 

"Conversei com Steve Harris [líder do Iron Maiden] há algum tempo e trocamos mensagens de vez em quando. Mas, as relações entre eles são difíceis.", revelou Di'Anno

+++LEIA MAIS: Rock in Rio: relembre todos os shows que o Iron Maiden fez no festival

Paul Di'Anno foi o primeiro vocalista do Iron Maiden entre 1978 e 1981. O cantor participou dos discos Iron Maiden(1980) e Killers (1981). Depois, deixou a banda e deu lugar a Bruce Dickinson, que ocupa o posto até hoje. 

O cantor foi casado cinco vezes e tem seis filhos espalhados por diferentes lugares: Brasil, EUA e Venezuela. Apesar de sua extensa família, ele mora sozinho nos arredores de Salisbury, no sul da Inglaterra, em um pequeno apartamento. Devido ao uso de cadeira de rodas, quase nunca sai de casa. 

+++LEIA MAIS: Heavy metal: Site elege melhores músicas de cada ano desde década de 1970

Neste ano, o Iron Maiden foi indicado ao Rock and Roll Hall of Fame. Caso o grupo seja um dos mais votados, será homenageado na premiação, e isso inclui os membros fundadores, comoPaul Di'Anno. Ao site, ele disse: "É fantástico. É uma honra ter sido nomeado. Embora eu não possa viajar devido a problemas de saúde."


+++ HUNGRIA HIP HOP | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL