Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Em quem George Harrison pensava quando compôs Something, dos Beatles?

A canção é o único single dos Beatles que não foi escrito por Paul McCartney ou John Lennon e alcançou o primeiro lugar no ranking da Billboard

Redação Publicado em 12/11/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Harrison (Foto: AP)
George Harrison (Foto: AP)

"Something" é um dos maiores hits dos Beatles e a único single da banda que chegou ao topo do ranking da Billboard e não foi escrito por Paul McCartney ou John Lennon, mas por George Harrison

Considerada por Frank Sinatra uma das melhores músicas de amor já escrita da história, "Something" ainda é um mistério quando o assunto é sobre a inspiração para a composição de Harrison.

A teoria mais repercutida é que a música foi escrita para a esposa do músico, Pattie Boyd. Os dois se conheceram quando a modelo participou das gravações de Hard Day's Night e se casaram dois anos depois, em 1966. Em entrevista à BBC, ao ser questionado sobre a inspiração da canção, Harrison respondeu: "Talvez Pattie, provavelmente".

+++ LEIA MAIS: Violino, LSD e deportação: 8 fatos curiosos sobre George Harrison, guitarrista dos Beatles [LISTA]

Na autobiografia Wonderful Today, publicada em 2007, Pattie revelou que o marido afirmou para ela tinha sido a inspiração da canção. Ela escreve: "Ele me disse que, de fato, ele tinha escrito ela para mim".

Mas também é de conhecimento público que o guitarrista dos Beatles teve diversos casos extraconjugais a partir do final dos anos 1960, o gera dúvidas sobre a real inspiração da música.

Além disso, o escritor Joshua Greene contou uma história diferente de Pattie no livro Here Comes the Sun: The Spiritual and Musical Journey of George Harrison, lançado em 2006. O autor escreveu que o músico revelou para os amigos do movimento Hare Krishna que, na verdade, a canção foi escrita para Krishna, a deusa hindu.

+++ LEIA MAIS: Por que Paul McCartney era o maior problema de George Harrison nos Beatles?

O relato não parece irreal se pensarmos que, mais tarde, Harrison lançou o disco The Radha Krsna Temple e afirmou que a música "Long, Long, Long" foi dedicada para Deus, segundo o site Showbiz CheatSheet.

Entre várias hipóteses e relatos, a inspiração para "Something" continua um mistério não solucionado. O que sabemos com certeza é que a música foi inspirada na canção de James Taylor, "Something In The Way She Moves" e se tornou uma das maiores músicas de amor de todos os tempos.