Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Eminem previu ‘o lado sombrio do fandom’ em clipe de ‘Stan’ há 20 anos

A canção em parceria com a cantora Dido retrata a obsessão descontrolada de alguns fãs com artistas

Redação Publicado em 21/05/2020, às 13h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eminem no clipe "Stan" (Foto: Reprodução / Youtube)
Eminem no clipe "Stan" (Foto: Reprodução / Youtube)

Eminem previu o “lado sombrio do fandom” muito antes do tópico se tornar um alvo frequente dos debates da cultura pop, segundo o site Stereogum. O rapper retratou o abuso de fãs no clipe “Stan”, canção em parceria com a cantora Dido, lançado em 2000.

O vídeo do single conta a história de um fã chamado Stan que descolore o cabelo e procura se vestir igual ao Eminem. Em seguida, o fã se isola em um quarto coberto de fotografias do rapper e escreve diversas cartas para o músico.

+++LEIA MAIS: 7 celebridades atacadas pelo Eminem nos discos: de Will Smith a Mariah Carey [LISTA]

Contudo, antes das mensagens serem lidas por Eminem, o fã perde o controle depois que a namorada dele vê uma colagem de fotografias sugerindo o desejo de Stan por um relacionamento amoroso com o rapper. No fim, o cantor responde as cartas e aconselha Stan a procurar ajuda, mas, nesse momento, o fã já tinha se matado junto com a namorada. 

De acordo com o Stereogum, o nome da canção nasceu da junção das palavras “stalker” e “fan”, em português “perseguidor” e “fã”. A letra da composição também foi baseada na narrativa exibida no clipe e os versos de Eminem representam as cartas enviadas. 

+++ LEIA MAIS: Eminem desafia pessoas a rimarem tão rápido quanto ele, e respostas são impressionantes

“Sua foto na minha parede / Isso me lembra que não é tão ruim, não é tão ruim”, diz a cantora Dido no refrão da canção. 

Recentemente, o rapper precisou lidar com uma situação semelhante de abuso. Um homem de 26 anos entrou no condomínio fechado do músico, quebrou a janela com uma pedra e invadiu a casa dele durante a madrugada para conhecê-lo.

Relembre o clipe de "Stan": 


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE