Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Empresário do U2 pede ajuda de provedores de internet

para desconectar usuários que compartilham conteúdo pirata

Da Redação Publicado em 29/01/2008, às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O U2 quer salvar o mundo, e ainda ganhar uns trocadinhos com direitos autorais - AP
O U2 quer salvar o mundo, e ainda ganhar uns trocadinhos com direitos autorais - AP

O empresário da banda irlandesa U2, Paul McGuinness, pediu em discurso para que os provedores de internet introduzam imediatamente uma política de desligamento de usuários que compartilham arquivos piratas, como músicas e filmes.

McGuinness está participando da MIDEM, uma conferência sobre música que acontece anualmente em Cannes. O empresário afirmou que os artistas deveriam se organizar contra "o jeito despreocupado e desonesto que eles vêm sendo tratados na era digital".

O pedido vai a favor de protestos recentes ligados à grandes gravadoras e até o presidente francês Nicolas Sarkozy, que estuda aprovar uma lei que permite que os provedores tirem de suas fileiras os usuários piratas.

O empresário diz que a posição do U2 é a mesma, e que a banda determinou há muito tempo que "seria patético ser grandes artistas, mas péssimos nos negócios". O músico Peter Gabriel (ex-Genesis), deu seu apoio ao discurso durante a convenção.

Os empresários das grandes gravadoras aplaudiram fervorosamente McGuinness.