Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Enem 2021: Música de Zé Ramalho é tema de pergunta em prova

A letra da canção 'Admirável Gado Novo', de Zé Ramalho, apareceu em uma questão do Enem 2021 a respeito da sociedade brasileira

Redação Publicado em 22/11/2021, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zé Ramalho (Foto: Divulgação)
Zé Ramalho (Foto: Divulgação)

A conhecida música "Admirável Gado Novo," do cantor Zé Ramalho, foi tema de uma das perguntas do Enem 2021, que começou nesse domingo, 21 de novembro. 

A letra da canção de Zé Ramalho apareceu em uma questão a respeito da sociedade brasileira em que a pergunta era: "Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da canção lançada em 1979?"

+++ LEIA MAIS: Rolling Stone Music & Run: aos 10 anos, evento marca volta dos Titãs aos palcos, além de apresentações de Warriors e Davide Lo Surdo

A questão vinha acompanhada do seguinte trecho da letra: "Vocês que fazem parte dessa massa/ Que passa nos projetos do futuro/ É duro tanto ter que caminhar/ E dar muito mais do que receber/ Ê, ô, ô, vida de gado/ Povo marcado/ Ê, povo feliz!"

Como resposta, havia as seguintes alternativas: "A) Militância política/ B) Passividade social/ C) Altruísmo religioso/ D) Autocontrole moral/ E) Inconformismo eleitoral. 

"Admirável Gado Novo" faz parte do álbum Zé Ramalho 2, lançado em 1979 durante época da ditadura militar.

Ao saber que a música foi tema de uma questão do Enem, Zé Ramalho se mostrou surpreso com a citação. Em nota enviada ao Splash, do UOL, o músico disse: 

Foi uma grata surpresa! A citação, no caso, acontece numa prova como a do Enem, tão polêmica e tão importante em todas as suas edições. Essa música já tem 43 anos, desde que foi feita, e foi feita ainda no regime militar. Fico orgulhoso em ver que no meio de tantos artistas, também importantes, que fizeram músicas com temas políticos, foram superados pela minha criação poético-musical."

+++ LEIA MAIS: Zé Ramalho lança versão brasileira de Ace of Spades do Motörhead; ouça