Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

"Enquanto tivermos saúde, vamos seguir em frente", diz guitarrista do Scorpions

Rudolf Schenker comenta os planos da banda, que faz dois shows em São Paulo

Paulo Cavalcanti Publicado em 20/09/2012, às 12h36 - Atualizado às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rudolf Schenker - Scorpions - AP
Rudolf Schenker - Scorpions - AP

O Scorpions excursiona pelo mundo com a Final Sting Tour, a propalada turnê de despedida da banda, há dois anos, e está de volta ao Brasil. A veterana banda alemã de hard rock se apresenta no Credicard Hall, em São Paulo, nesta quinta-feira, 20, e sexta, 21.

O guitarrista Rudolf Schenker fundou o Scorpions em 1965, quando tinha 17 anos, e conta, por telefone, que a hora de pendurar as chuteiras está chegando – mas não tão rápido. “Sim, eu sei que essa é uma turnê de despedida longa, mas não podemos fazer nada. Existe uma demanda por parte do público e dos promotores”, afirma. “Por enquanto, não podemos deixar o pessoal na mão. A ordem é: enquanto tivermos saúde, vamos seguir em frente.”

Hoje, Schenker e o vocalista Klaus Meine têm 64 anos. A idade é um fator que pesa, como explica o músico. “Pense bem: vamos terminar estas apresentações e então dar uma pausa. Se voltarmos para mais uma turnê, daqui a alguns anos, vamos estar já perto dos 70 anos. Aí, eu garanto que não poderemos mais poder fazer como antes. Queremos ser lembrados por nosso pique e energia. Claro, poderemos tocar em ocasiões especiais e certamente vamos trabalhar juntos em projetos especiais, mas nada de viajar constantemente.”

Mas enquanto o grupo ainda tem fôlego, o grupo continua na estrada. Os brasileiros sabem bem disso: por mais de 25 anos o Brasil tem recebido o Scorpions com incrível regularidade. “O Brasil sempre vai ser um lugar muito especial para a gente. Nós estivemos aí pela primeira vez em 1985, para tocar no primeiro Rock In Rio”, relembra Schenker. “Foi incrível: ‘Still Loving You’ era um hit mundial e o Brasil vivia uma época de novos tempos políticos e sociais. Foi um tempo muito importante para o país de vocês e também para nós, alemães – logo, o Muro de Berlim iria cair.”

Em 1990, o grupo celebrou a unificação da Alemanha Ocidental e Oriental com o mega-hit “Wind of Change”. Schenker recorda a fonte de inspiração: “A minha geração cresceu sob a sombra da guerra. Nas décadas de 60 e 70 resolvemos abraçar outros ideais, como a paz, o amor, a justiça e a música. ‘Wind Of Change’ fala justamente disso. Mudanças sempre acontecem, são necessárias”, acredita o músico. E por falar em mudanças, ele comenta um possível projeto pessoal. “Tenho vontade de tocar novamente com meu irmão, Michael [Schenker]. Nada ainda certo, mas seria muito legal.“ Pelo menos dá para prever que, se o Scorpions realmente parar, Schenker deverá se manter em atividade.