Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Entenda: o que é a nuvem de poeira ‘Godzilla’ que se aproxima do Brasil

O fenômeno ocorre anualmente, mas foi intensificado em 2020

Redação Publicado em 26/06/2020, às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A nuvem de poeira "Godzilla" (Foto: NOAA / Twitter / Reprodução)
A nuvem de poeira "Godzilla" (Foto: NOAA / Twitter / Reprodução)

O que muitos especialistas chamam de "nuvem de poeira Godzilla"  é um fenômeno que ocorre anualmente, mas, ao que parece, foi intensificado em 2020, como observou o site do Estadão (via REUTERS, AFP e NYT).

+++ LEIA MAIS: Anticorpos contra o coronavírus duram até 3 meses, diz pesquisa

Trata-se de uma massa de ar seco formada sobre o deserto norte-africano do Saara no final da primavera, verão e início do Outono no Hemisfério Norte. Impulsionada por ventos fortes, a poeira do Saara viaja ao Oeste através do Oceano Atlântico a cada três ou cinco dias.

Recentemente, a “nuvem de poeira Godzilla” percorreu cerca de 8 mil km até o Caribe, encobrindo, desde domingo, 21, a capital de Porto Rico, San Juan. É possível que a qualidade do ar também tenha piorado em Cuba desde a última quinta, 25.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) prevê que a poeira do Saara continuará se movendo rumo ao oeste pelo Mar do Caribe, invadindo áreas da América do Sul, Central e da Costa do Golfo dos Estados Unidos, empurrada por um sistema de alta pressão.

Segundo o cientista Eugenio Mojena, o fenômeno deteriora consideravelmente a qualidade atmosférica, pois as nuvens de poeira carregam matérias prejudiciais à saúde humana, como “ferro, cálcio, fósforo, silício e mercúrio", além de "vírus, bactérias, fungos, ácaros patogênicos, estafilococos e poluentes orgânicos". Ainda, o ar seco e empoeirado tem cerca de 50% menos umidade do que a atmosfera tropical típica, o que pode afetar a pele e os pulmões.

+++LEIA MAIS: 8 capitais brasileiras não estavam prontas para abertura do isolamento social, diz pesquisa da Oxford

Por outro lado, especialistas afirmam que as mesmas nuvens de poeira contribuem com os ciclos naturais do planeta. O calor, por exemplo, ajuda a estabilizar a atmosfera quando o ar quente atravessa ares mais frios e densos. Já a poeira mineral absorve luz solar, o que regula a temperatura do planeta. O minerais também repõem nutrientes nos solos das zonas tropicais, que são afetados por chuvas.


+++ A PLAYLIST DO SCALENE