Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Episódios da série 30 Rock com blackface são retirados do streaming

“Enquanto nos esforçamos para fazer o trabalho e fazer melhor em relação à raça na América, acreditamos que esses episódios com atores com maquiagem que mudam a raça devem ser tirados de circulação”, disse a criadora da série Tina Fey

Ryan Reed, Rolling Stone EUA Publicado em 23/06/2020, às 11h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco de 30 Rock (Foto: Divulgação/NBC)
Elenco de 30 Rock (Foto: Divulgação/NBC)

Vários episódios de 30 Rock, série de comédia da NBC, com um personagem que faz blackface estão sendo removidos dos serviços de assinatura (Hulu e Amazon Prime), plataformas de compra digital (iTunes e Google Play) e distribuição tradicional de TV. Alguns dos episódios já foram retirados, e espera-se que tudo acabe no final de semana, relata o Vulture. As remoções do episódio vêm a pedido da criadora da série, Tina Fey, e do showrunner Robert Carlock.

“Enquanto nos esforçamos para fazer o trabalho e fazer melhor em relação à raça na América, acreditamos que esses episódios com atores com maquiagem que mudam a raça devem ser tirados de circulação”, escreveu Fey em comunicado a empresas que transmitiram ou venderam o programa.

+++LEIA MAIS: Cena icônica de Dwight e Jim, de The Office, foi improviso dos atores

Ela continua: "Agora entendo que 'intenção' não é um passe livre para pessoas brancas usarem essas imagens. Peço desculpas pela dor que eles causaram. No futuro, nenhum garoto apaixonado por comédia precisa tropeçar nesses obstáculos e ser afetado pela feiura. Agradeço à NBCUniversal por atender a essa solicitação".

Dois episódios - "Believe in the Stars", da terceira temporada, e "Christmas Attack Zone", da quinta temporada - apresentam a personagem de Jane Krakowski, Jenna, com blackface. (No primeiro, ela se apresenta como homem negro para provar que as mulheres enfrentam mais dificuldades na sociedade moderna. No segundo, ela se veste como Lynn Swann, ex-jogador do Pittsburgh Steelers, para uma piada sobre o filme Cisne Negro, de 2010).

+++LEIA MAIS: Dark é acusada de plagiar Breaking Bad por fãs; entenda

Outro episódio removido foi aquele ao vivo, da sexta temporada, intitulado "Live From Studio 6H", que apresenta o ator convidado Jon Hamm com blackface para uma paródia de Amos 'N' Andy, série de comédia de 1951.

A série recebeu novas críticas pelos episódios cancelados após a NBC anunciar um novo especial de 30 Rock. O evento remoto, exibido no dia 16 de julho no canal, contará com Fey ao lado de colegas do elenco da série original, como Krakowski, Alec Baldwin, Tracy MorganJack McBrayer, entre outros.


+++ A PLAYLIST DO SCALENE