Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 artistas que não existiriam sem David Bowie: Marilyn Manson, Madonna e mais

David Bowie influenciou artistas até em momentos da vida pessoal

Redação Publicado em 14/03/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie como Ziggy Stardust (Foto: Reprodução)
David Bowie como Ziggy Stardust (Foto: Reprodução)

Considerado o maior artista do século XX em votação feita pela BBC Two, David Bowie influenciou diversos artistas ao longo da carreira. Não seria exagero afirmar que muitos dos grandes nomes na música até hoje, como Madonna e Lady Gaga, provavelmente não existiriam da maneira que conhecemos sem a influência do Camaleão do Rock

Artistas de todos os gêneros musicais e de diversas partes do mundo confessam a poderosa influência do legado de Bowie nas próprias trajetórias artísticas. Reunimos nessa lista alguns desses nomes, conforme lembrado pelo NME e Radio X.

+++ LEIA MAIS: David Bowie, Beatles e Nirvana: 13 capas de discos censuradas nos EUA [LISTA]

Madonna

Quando David Bowie morreu, em 2016, a Rainha do Pop publicou um relato emocionante sobre a primeira vez em que foi ao show do ídolo. “Foi o primeiro show que fui na vida. Saí sorrateiramente de casa com minha amiga, vestida com uma capa. Fomos pegas depois e fiquei de castigo pelo verão inteiro. Não me importei. (...) Obrigada, David Bowie. Eu devo muito a você”, escreveu. 

A cantora detalhou como o trabalho de Bowie “mudou os rumos” de sua vida, elogiando a maneira provocativa e irônica do britânico, a exploração do feminino e masculino e o uso de personas, características incorporadas ao trabalho de Madonna


The Cure

Robert Smith, vocalista do The Cure, se tornou fã do Camaleão ainda na infância, mas o lançamento de Low (1977) foi um divisor de águas na vida dele.

“Olho para algumas coisas que nós fizemos [na banda] e consigo ver os ecos de algumas coisas do Bowie”, contou em entrevista sobre o ídolo.

+++ LEIA MAIS: Como David Bowie criou o astronauta trágico Major Tom e mudou sua carreira com a música "Space Oddity"


Lady Gaga

No clipe de “Just Dance”, primeiro single da carreira de Lady Gaga, a cantora aparece com um raio no rosto em homenagem ao álbum Aladdin Sane (1973).

As referências a Bowie estão presentes em diversos momentos da trajetória de Gaga, que foi a escolhida para apresentar um tributo ao ídolo no Grammy. “Sinto que toda minha carreira é um tributo a David Bowie”, afirmou, na época, para a NPR.

“Eu jamais estaria aqui, ou teria a minha filosofia, se não tivesse alguém para me inspirar que tenha explodido minha mente com tamanha intensidade.”


Marilyn Manson

Até mesmo os momentos mais obscuros da vida de Bowie influenciaram a vida de Marilyn Manson. Durante o processo criativo de Holy Wood (In the Shadow of the Valley of Death), lançado em 2000, Manson teve uma dieta similar à do Camaleão em 1975.

“Sobrevivi numa dieta de gelatina e cocaína na época”, relatou Manson ao Consequence of Sound. “Quero dizer, a dieta de Bowie no período dele foi cocaína, pimentas e leite. Sempre tem uma pirâmide alimentar, eu só não tinha a terceira parte.”

+++ LEIA MAIS: 6 polêmicas de ícones do rock que ninguém fala sobre: de Eric Clapton racista a Bowie fascista


Placebo

Além da influência artística para os integrantes, como o andrógino Brian Molko, Bowie apoiou o Placebo em momentos decisivos da carreira do grupo e gravou a música “Without You I’m Nothing”, de 1998.

O guitarrista Stefan Osdal demonstrou gratidão ao Camaleão em entrevista à Radio X. “Ele apoiou o Placebo antes do lançamento do nosso primeiro álbum. Ele estava pronto para defender uma banda que ele mal conhecia na época, então, como ser humano, ele também fará falta”, elogiou.


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA