Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Esposa de George Orwell aprovava traição 2 vezes por ano

Cartas compradas pelo filho de Orwell revelaram que Eileen O'Shaughnessy deixava o escritor transar com a amante duas vezes ao anos

Redação Publicado em 20/01/2020, às 20h24 - Atualizado às 21h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Orwell (foto: reprodução)
George Orwell (foto: reprodução)

Nesta segunda, 20, diversas cartas de George Orwell - autor de Revolução dos Bichos e 1984 - foram divulgadas no Times. Uma das correspondências do escritor é destinada a uma amiga, Brenda Salkeld, e o conteúdo é peculiar. O escritor diz que sua mulher, Eileen O'Shaughnessy, desejava que os dois se encontrassem duas vezes ao ano para transar.

+++LEIA MAIS: Dolittle: filme com Robert Downey Jr. é inspirado em livro de 1920 originalmente racista; entenda

Na carta, o escritor fala sobre as vontades da esposa para a amante: "Ela desejava que eu pudesse dormir com você cerca de duas vezes por ano, apenas para me manter feliz". Antes, Orwell já havia escrito para a mesma mulher: "Eu não sei se você já percebeu o quanto você significa para mim. Além disso, você disse que pensava em ter um amante e, nesse caso, não vejo por que não poderia ser eu".

As cartas para Brenda Salkeld seguiram até 1949 - pouco antes de Orwell se casar pela segunda vez e algumas semanas antes dele morrer. 

+++LEIA MAIS: The Outsider: o que os críticos dizem sobre a série que adapta o livro de Stephen King

Richard Blair, filho de Orwell, disse que comprou as cartas para dar ao arquivo de George Orwell na University College London. Outro lote de cartas comprado por Blair mostrou a admiração de Orwell por uma outra ex-amante, Eleanor Jacques

"Eram cartas muito pessoais", disse Blair sobre as correspondências de Orwell com as amantes. "Acho que houve um pouco de contato físico em ambos os casos de tempos em tempos. Ele gostava de mulheres muito fortes. Mulheres que tinham uma opinião. Foi isso que o atraiu. O fato de ele ter conseguido algo depois disso foi um bônus." 

+++LEIA MAIS: O que Stephen King achou de The Outsider, nova série baseada no livro dele?

Blair também explicou ao Times a importância das amantes para o escritor. Segundo o filho de Orwell, as cartas mostram que Jacques e Salkeld "tiveram muito mais influência sobre ele do que se supunha".

A morte de Orwell completa 70 anos na terça, 21. 


+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL