Estrela da Marvel, Tessa Thompson exige retirada de polícia de Hollywood

Carta liberada foi assinada por mais de 300 artistas negros, além de organizações

Redação Publicado em 24/06/2020, às 19h28

None
Tessa Thompson em Thor: Ragnarok (2017) (Foto: Disney/Marvel/Divulgação)

Em carta aberta planejada por Tessa Thompson (estrela da Marvel), Kendrick Sampson (de Insecure) e co-fundadores do Black Lives Matter, foi exigido que a indústria apoie a retirada da polícia de Hollywood e invista na comunidade negra.

A carta foi divulgada com exclusividade pela Variety e mais de 300 artistas negros assinaram o documento, além de outras organizações. Alguns atores que participaram são: Chadwick Boseman, Anthony Mackie, MichaelB. Jordan, Danai Gurira, Idris Elba, Issa Rae, Zoe Kravitz, Octavia Spencer, Viola Davis e outros.

+++LEIA MAIS: George Floyd: ouça as músicas do homem brutalmente assassinado por policiais nos EUA

"Temos a capacidade de usar nossa influência para imaginar e criar um mundo melhor. No entanto, histórica e atualmente, Hollywood incentiva a epidemia de violência policial e a cultura anti-negra", diz a carta.

"A maneira como Hollywood e a grande mídia contribuíram para a criminalização do povo negro, a deturpação do sistema legal e a glorificação da corrupção e violência policial tiveram consequências terríveis na vida dos negros. Isso inclui histórias que demonizam nossa saúde mental como violenta".

+++LEIA MAIS: George Floyd, antes de ser brutalmente assassinado, era Big Floyd e deixou legado lendário no rap de Houston

O documento continua e pontua como os retratos hollywoodianos "incentivam policiais como Derek Chauvin, o assassino de George Floyd". Também, a carta evidencia sobre o impacto que as produções feitas pela comunidade sofrem: "Quando temos a rara chance de contar nossas histórias, nossos processos de desenvolvimento, produção, distribuição e marketing geralmente são prejudicados, filtrados e manipulados pelo olhar branco".

A carta assinada por mais de 300 artistas enfatiza: "Como Hollywood tem sido uma grande parte do problema, exigimos que faça parte da solução. Nós, como negros, trazemos imenso e incomensurável valor cultural e econômico à indústria".

+++LEIA MAIS: John Boyega, de Star Wars, faz discurso em protesto Black Lives Matter: ‘Não sei se terei uma carreira depois disso, mas f*da-se’

"Exigimos que Hollywood: desista da polícia, desista do conteúdo anti-negro, invista em nossas carreiras, invista no conteúdo anti-racista, invista na nossa comunidade", continuou a declaração, antes de direcionar os leitores para uma lista com a continuação dos pedidos.

Os organizadores indicam que a indústria de Hollywood deve "reconhecer seu papel e assumir a responsabilidade de reparar os danos e ser uma parte proativa da mudança".

+++ LEIA MAIS: Kanye West paga faculdade de filha de 6 anos de George Floyd

A declaração foi liberada em meio aos protestos antirracistas que tomaram os Estados Unidos após o assassinato de George Floyd, homem negro morto por um policial branco. 

Leia a íntegra da carta aqui.


+++ A PLAYLIST DO SCALENE