Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Estrela da Marvel, Tessa Thompson exige retirada de polícia de Hollywood

Carta liberada foi assinada por mais de 300 artistas negros, além de organizações

Redação Publicado em 24/06/2020, às 19h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tessa Thompson em Thor: Ragnarok (2017) (Foto: Disney/Marvel/Divulgação)
Tessa Thompson em Thor: Ragnarok (2017) (Foto: Disney/Marvel/Divulgação)

Em carta aberta planejada por Tessa Thompson (estrela da Marvel), Kendrick Sampson (de Insecure) e co-fundadores do Black Lives Matter, foi exigido que a indústria apoie a retirada da polícia de Hollywood e invista na comunidade negra.

A carta foi divulgada com exclusividade pela Variety e mais de 300 artistas negros assinaram o documento, além de outras organizações. Alguns atores que participaram são: Chadwick Boseman, Anthony Mackie, MichaelB. Jordan, Danai Gurira, Idris Elba, Issa Rae, Zoe Kravitz, Octavia Spencer, Viola Davis e outros.

+++LEIA MAIS: George Floyd: ouça as músicas do homem brutalmente assassinado por policiais nos EUA

"Temos a capacidade de usar nossa influência para imaginar e criar um mundo melhor. No entanto, histórica e atualmente, Hollywood incentiva a epidemia de violência policial e a cultura anti-negra", diz a carta.

"A maneira como Hollywood e a grande mídia contribuíram para a criminalização do povo negro, a deturpação do sistema legal e a glorificação da corrupção e violência policial tiveram consequências terríveis na vida dos negros. Isso inclui histórias que demonizam nossa saúde mental como violenta".

+++LEIA MAIS: George Floyd, antes de ser brutalmente assassinado, era Big Floyd e deixou legado lendário no rap de Houston

O documento continua e pontua como os retratos hollywoodianos "incentivam policiais como Derek Chauvin, o assassino de George Floyd". Também, a carta evidencia sobre o impacto que as produções feitas pela comunidade sofrem: "Quando temos a rara chance de contar nossas histórias, nossos processos de desenvolvimento, produção, distribuição e marketing geralmente são prejudicados, filtrados e manipulados pelo olhar branco".

A carta assinada por mais de 300 artistas enfatiza: "Como Hollywood tem sido uma grande parte do problema, exigimos que faça parte da solução. Nós, como negros, trazemos imenso e incomensurável valor cultural e econômico à indústria".

+++LEIA MAIS: John Boyega, de Star Wars, faz discurso em protesto Black Lives Matter: ‘Não sei se terei uma carreira depois disso, mas f*da-se’

"Exigimos que Hollywood: desista da polícia, desista do conteúdo anti-negro, invista em nossas carreiras, invista no conteúdo anti-racista, invista na nossa comunidade", continuou a declaração, antes de direcionar os leitores para uma lista com a continuação dos pedidos.

Os organizadores indicam que a indústria de Hollywood deve "reconhecer seu papel e assumir a responsabilidade de reparar os danos e ser uma parte proativa da mudança".

+++ LEIA MAIS: Kanye West paga faculdade de filha de 6 anos de George Floyd

A declaração foi liberada em meio aos protestos antirracistas que tomaram os Estados Unidos após o assassinato de George Floyd, homem negro morto por um policial branco. 

Leia a íntegra da carta aqui.


+++ A PLAYLIST DO SCALENE