Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

“Eu era bem ruim ao vivo. Estou me achando mais ou menos agora”, brinca Hélio Flanders, vocalista do Vanguart

O grupo apresentou o disco Muito Mais Que o Amor no último sábado, 31, no festival João Rock, em Ribeirão Preto

Lucas Brêda, de Ribeirão Preto Publicado em 03/06/2014, às 15h48 - Atualizado às 16h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vanguart - Lucas Brêda
Vanguart - Lucas Brêda

Com um repertório baseado no disco mais recente, Muito Mais Que o Amor, o Vanguart levou o rock alternativo ao João Rock, no último sábado, 31, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A banda tocou no palco Universitário – o menor do festival – e teve recepção surpreendente por parte de um público não tão acostumado aos shows do grupo de Cuiabá.

“Junta várias coisas: o fato de a gente não vir sempre, de não termos feito show deste disco aqui em Ribeirão e de ser um festival como esse, todo mundo vem com um clima muito bom”, disse o vocalista Hélio Flanders em conversa com a Rolling Stone Brasil logo após a apresentação da banda. “Tudo isso é o que faz ser um show diferente, um show especial”, completou. “A gente adora festival, essa coisa de massa”.

Nas apresentações da turnê de Muito Mais Que o Amor, o Vanguart tem se mostrado uma banda diversificada, com os integrantes se revezando em bandolim, gaita, trompete e guitarra slide, além dos básicos baixo, bateria, guitarra, violão e teclado. O grupo que despontava com o blues e folk na década passada encontrou identidade com um álbum amoroso e ensolarado, logo após a melancolia latina de Boa Parte de Mim Vai Embora (2011).

Melhor disco

“Eu acho que [Muito Mais Que o Amor] foi o melhor [disco do Vanguart]”, disse o baixista, vocalista e bandolinista Reginaldo Lincoln. “Foi nele em que a gente mais trabalhou e que a gente conseguiu o melhor resultado”. Lincoln, alvo dos gritos mais alvoroçados pela parte feminina da plateia, explicou: “Eu ouvia os outros discos e já logo sentia que isso ou aquilo poderia ter sido melhor. E, neste disco, eu estou satisfeito ainda”.

Por outro lado, Flanders e a graciosa violinista Fernanda Kostchak hesitam em escolher um álbum como o melhor do grupo. “Não tem melhor disco. Todos são diferentes, eu acho”, disse o vocalista, emendado em seguida por Fernanda: “Não divide o amor que você tem. São amores diferentes”.

Se Flanders prefere não eleger o melhor disco, para ele, o Vanguart nunca este tão bem ao vivo. Ele disse: “A gente gostou muito desse formato de show”. Levando em conta o aprendizado com o tempo na estrada, o vocalista – que durante a performance de “Mi Vida Eres Tu” intercala discursos irreverentes em espanhol – ainda brincou: “Eu era bem ruim ao vivo. Estou me achando mais ou menos agora”.

Se o grupo já está trabalhando em material novo? Todos são enfáticos em dizer: “Não”. “Esse disco saiu em outubro, a gente quer gravar um DVD dele ainda”, afirmou Flanders. “O Brasil é gigante. Temos que ir em muitos lugares ainda”. “Quarto disco? Até me cocei”, concluiu.