Eu não me preocupo com nada, só se vai ter onda na Califórnia, garante José Padilha

Em evento de lançamento da 2ª temporada de O Mecanismo, o diretor falou sobre suas preocupações em relação ao cenário político atual

Igor Brunaldi Publicado em 10/05/2019, às 12h34

None
José Padilha na coletiva de imprensa para a 2ª temporada de O Mecanismo (Foto:Bruna Prado)

O texto a seguir contém spoilers da 2ª temporada de O Mecanismo.

Na última terça, 7, aconteceu no Rio de Janeiro o evento de lançamento da segunda temporada de O Mecanismo, produção nacional da Netflix criada por José Padilha e Elena Soarez. E como toda boa obra de ficção baseada nos fatos reais de um cenário político caótico e corrupto, os novos episódios não poderiam deixar de fora menções a situações polêmicas.

Ao longo dos oito capítulos da nova temporada, a investigação da Lava Jato progride de forma truncada e inconsistente. Mas, apesar das dificuldades encontradas por Marco Ruffo (Selton Mello), Verena Cardoni (Caroline Abras) e Vander (Jonathan Haagensen), a sombra de um novo problema parece emergir do meio da bagunça: quando os olhares estão muito focados em direita e esquerda, algo muito pior pode surgir de um outro lado.

+++ “Lula traiu a esquerda e entrou no mecanismo”, diz José Padilha em coletiva de imprensa

A série chega ao ponto da história em que há o impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff, e também traz à tona o começo da ascensão de Jair Bolsonaro, atual presidente do Brasil, que aparece na pele de um deputado não nomeado e que profere um discurso finalizado em: "Pelo Brasil acima de tudo e por Deus acima de todos".

Durante uma sessão de mesa redonda organizada pela Netflix, Padilha foi questionado se, em tempos de tanta violência, discurso de ódio, ameaças e repressão política, ele não se preocupa em inserir na série uma figura tão polêmica e controversa quanto Bolsonaro, tendo em vista a atitude e o posicionamento dos seus seguidores e o fanatismo que rodeia seu mandato.

+++ “A direita no Brasil é um horror, e infelizmente a esquerda também”, afirmou José Padilha

"Eu não me preocupo com nada. Me preocupo se vai ter onda na Califórnia e como é que está o swell [expressão para se referir à altura da maré]. Falando sério. É o que eu olho no jornal. Eu entro no YouTube e vejo lá no Windguru se vai rolar surfe", respondeu o diretor.

E o ator Selton Mello, que também estava presente, garantiu: "Eu estou treinando jiu-jitsu".

A 2ª temporada de O Mecanismo já está disponível na Netflix.

+++ 16 histórias que todos os fãs de Beatles deveriam saber