Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Eu não me preocupo com nada, só se vai ter onda na Califórnia, garante José Padilha

Em evento de lançamento da 2ª temporada de O Mecanismo, o diretor falou sobre suas preocupações em relação ao cenário político atual

Igor Brunaldi Publicado em 10/05/2019, às 12h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
José Padilha na coletiva de imprensa para a 2ª temporada de O Mecanismo (Foto:Bruna Prado)
José Padilha na coletiva de imprensa para a 2ª temporada de O Mecanismo (Foto:Bruna Prado)

O texto a seguir contém spoilers da 2ª temporada de O Mecanismo.

Na última terça, 7, aconteceu no Rio de Janeiro o evento de lançamento da segunda temporada de O Mecanismo, produção nacional da Netflix criada por José Padilha e Elena Soarez. E como toda boa obra de ficção baseada nos fatos reais de um cenário político caótico e corrupto, os novos episódios não poderiam deixar de fora menções a situações polêmicas.

Ao longo dos oito capítulos da nova temporada, a investigação da Lava Jato progride de forma truncada e inconsistente. Mas, apesar das dificuldades encontradas por Marco Ruffo (Selton Mello), Verena Cardoni (Caroline Abras) e Vander (Jonathan Haagensen), a sombra de um novo problema parece emergir do meio da bagunça: quando os olhares estão muito focados em direita e esquerda, algo muito pior pode surgir de um outro lado.

+++ “Lula traiu a esquerda e entrou no mecanismo”, diz José Padilha em coletiva de imprensa

A série chega ao ponto da história em que há o impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff, e também traz à tona o começo da ascensão de Jair Bolsonaro, atual presidente do Brasil, que aparece na pele de um deputado não nomeado e que profere um discurso finalizado em: "Pelo Brasil acima de tudo e por Deus acima de todos".

Durante uma sessão de mesa redonda organizada pela Netflix, Padilha foi questionado se, em tempos de tanta violência, discurso de ódio, ameaças e repressão política, ele não se preocupa em inserir na série uma figura tão polêmica e controversa quanto Bolsonaro, tendo em vista a atitude e o posicionamento dos seus seguidores e o fanatismo que rodeia seu mandato.

+++ “A direita no Brasil é um horror, e infelizmente a esquerda também”, afirmou José Padilha

"Eu não me preocupo com nada. Me preocupo se vai ter onda na Califórnia e como é que está o swell [expressão para se referir à altura da maré]. Falando sério. É o que eu olho no jornal. Eu entro no YouTube e vejo lá no Windguru se vai rolar surfe", respondeu o diretor.

E o ator Selton Mello, que também estava presente, garantiu: "Eu estou treinando jiu-jitsu".

A 2ª temporada de O Mecanismo já está disponível na Netflix.

+++ 16 histórias que todos os fãs de Beatles deveriam saber