Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ex-integrante do Whitesnake descreve como foi gravar Come an' Get It na casa de John Lennon e Yoko Ono

"Parecia exatamente como nas telas (...) tive que me beliscar algumas vezes", contou o guitarrista Bernie Marsden

Redação Publicado em 29/11/2019, às 17h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Whitesnake em 2019 (Foto: Divulgação)
Whitesnake em 2019 (Foto: Divulgação)

Após o sucesso dos três primeiros álbuns do Whitesnake, em 1980, o guitarrista Bernie Marsden voltou ao estúdio com David Coverdale, Jon Lord, Ian Paice, Neil Murray e Micky Moody para gravar Come An 'Get It, que estrearia em segundo lugar nas paradas do Reino Unido.

+++ LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: David Coverdale não pensa em aposentadoria para o Whitesnake: 'Minha esposa não deixa' [ENTREVISTA]

O estúdio? Era a antiga casa de John Lennon e Yoko Ono em Berkshire, então propriedade de Ringo Starr.

Confira o relato abaixo:

"Após o fim da turnê Ready an’ Willing, em 1980, começamos o novo álbum na fabulosa casa de Ringo Starr em Ascot, Berkshire.

Seu estúdio, Startling, era uma instalação privada na antiga casa de John Lennon e Yoko Ono, no Tittenhurst Park. Tivemos muita sorte em ter a chance de trabalhar onde John Lennon havia gravado o inigualável álbum Imagine.

Quando vi o painel de vidro acima da porta com a inscrição de Yoko Ono dizendo ‘isto não está aqui’, senti um arrepio na espinha. Na cozinha, a mesma mesa onde George Harrison, Eric Clapton, Phil Spector, Bob Dylan, Keith Moon e Elton John haviam se sentado muitas vezes

(...)

Ainda havia interruptores de luz marcados com ‘John’ e ‘Yoko’, entre outros toques mantidos por Ringo Starr, que não frequentava muito a casa desde que a comprou em 1973. Enquanto explorava, eu encontrei o que chamei de ‘quarto Imagine’, que manteve o famoso piano branco e uma jukebox. Parecia exatamente como estava na tela, com adoráveis janelas e persianas. Senti uma vibração tremenda, e tive que me beliscar algumas vezes. Voltei e sentei-me ao piano, tentando uma versão de ‘Let It Be’.

Com um olhar avaliador, Jon Lord encontrou-me tentando tocar o instrumento lendário. ‘Afaste-se desse piano, senhor M', ele disse. 'Sim, senhor, desculpe, senhor", eu conhecia meu lugar.

(...)

Agarrando um pandeiro e uma lata de biscoito vazia para bater, Micky [Moody] e eu fomos para o gramado e, com George Harrison na cabeça, começamos a cantarolar.

(...)

Você pode caminhar pelo jardim, ao lado de árvores gigantescas e canteiros de flores exóticas, até um lago artificial - feito pelas mãos de John Lennon. Peguei o mesmo barco no qual podemos ver John e Yoko em ‘Gimme Some Truth’. Moody não sabia nadar, então recusou minha oferta de remar, mesmo que a água estivesse a menos de um metro de profundidade. Ele perdeu a chance de ser a minha ‘Yoko’. Havia um banco de madeira à beira do lago e usamos o canivete de Moody para esculpir ‘J ama Y’ em um dos braços.

O estúdio em Tittenhurst não era muito grande. Ian [Paice] teve que montar sua bateria no corredor, criando um som que tornou-se vital para todo o álbum, pois o teto alto criava um som sublime. Acabou sendo um verdadeiro golpe de gênio. Conversávamos com Ian por meio de microfones e fones de ouvido, ou seja, ele nunca precisava fazer contato visual. Na sala, o equipamento de Jon's Hammond ocupava o centro do palco. Havia uma atmosfera muito aconchegante para se trabalhar.

(...)

Não tenho ideia de quanto custou o aluguel de Tittenhurst para o Whitesnake (não sei se algum de nós já soube quantoo realmente custa), mas seja o que for, valeu a pena."


+++ BLACK FRIDAY COM ATÉ 80% DE DESCONTO

- Echo Dot (Smart Speaker com Alexa, Cor Preta) com 43% de desconto: https://amzn.to/2L1kgQ8

- Help! (vinil importado), Beatles, com 31% de desconto: https://amzn.to/2qN8i5Y

- Are You Experienced (vinil importado), The Jimi Hendrix Experience, com 16% de desconto: https://amzn.to/2OT1RWV

- The Wall (vinil importado), Pink Floyd, com R$ 15% de desconto: https://amzn.to/2slmvXY

- A Night At The Opera (vinil importado), Queen, com 25% de desconto: https://amzn.to/2XWCcRj

- The Dark Side Of The Moon (vinil importado), Pink Floyd, com 18% de desconto: https://amzn.to/37M3fmN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Rolling Stone Brasil pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.