Excelentes vibrações

Em sua primeira visita ao Brasil, os Beach Boys não decepcionaram

Por Paulo Cavalcanti Publicado em 03/12/2009, às 20h51

Apesar de não contar com vários membros originais em sua atual formação, os Beach Boys conseguem manter o espírito das canções que os tornaram famosos. Quem esteve na quarta, 2, no Credicard Hall, em São Paulo, sentiu isso - e a banda certamente se surpreendeu com o entusiasmo do público brasileiro.

O engraçado é que o show começou meio frio, com a plateia sentada e apenas prestando atenção no que estava acontecendo no palco, sem participar. Mas pouco depois, o local ficou lotado. Em um certo momento Bruce Johnston convocou o povo a ficar de pé e se posicionar em frente ao palco. Aí começou a farra. No começo, o grupo atacou com uma série de hits: "Catch a Wave" "Hawaii", "Surf City", "Surfin' Safari" e a retrô "Do It Again". Depois, os Beach Boys apresentaram baladas, doo wop e material mais diversificado, a exemplo de "Getcha Back", "Darlin'", "When I Grow Up (to Be a Man)", "Why Do Fools Fall in Love", "Cottonfields", "I'm So Young" e "Don't Worry Baby".

Quando chegou o segmento de canções sobre carros, a casa de shows já tinha se transformado numa sucursal da Califórnia, com o povo pulando e dançando, ao som de "Little Deuce Coupe", "409", "Shut Down" e "I Get Around". Mike Love ainda é um frontman admirável e mantém a voz intacta, cantando sem nenhum esforço e comandando as harmonias vocais feitas por seus companheiros. Christian, filho de Mike, assumiu alguns vocais principais, ao lado do baterista John Cowsill e Bruce Johnston.

"God Only Knows" (com vocal de Bruce) e "Here Today", ambas do disco clássico Pet Sounds, além de "In My Room" e "Sail On Sailor", compuseram a parte de canções mais introspectivas. A sequência de hits que veio na segunda parte do show foi simplesmente furiosa: "Good Vibrations", "Kokomo", "Sloop John B", "California Dreamin'", "Then I Kissed Her", "Dance Dance Dance", "Do You Wanna Dance?", "Wouldn't It Be Nice", "California Girls", "Help Me Rhonda", "Rock and Roll Music", "Barbara Ann", "Surfin' USA". O bis ficou com a natalina "Little Saint Nick" e "Fun, Fun, Fun". Foram quase duas horas de show e pela recepção que tiveram nessa primeira visita ao Brasil, os Beach Boys devem retornar.