Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: assista aos bastidores das gravações do segundo disco de Leo Cavalcanti

Músico liberou o álbum Despertador para audição e download no site oficial

Redação Publicado em 14/03/2014, às 17h16 - Atualizado às 20h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leo Cavalcanti - Reprodução / Vídeo
Leo Cavalcanti - Reprodução / Vídeo

“Quando decidi gravar meu disco novo, não tinha muita clareza de como ele deveria ser.” A voz de Leo Cavalcanti, em depoimento, abre o vídeo que mostra os bastidores da gravação de Despertador, segundo álbum do músico. O vídeo foi lançado com exclusividade pela Rolling Stone Brasil, nesta sexta-feira, 14.

Leo Cavalcanti se despede de seu álbum e do Brasil para iniciar novo trabalho.

A ideia de Leo para o segundo trabalho em estúdio, sucessor de Religar, lançado em 2011, era buscar o desconhecido, seguir por vias que ainda lhe eram desconhecidas. “Queria que o processo revelasse o caminho”, disse ele.

As canções do novo disco vieram a ele ainda no fim de 2012, quando Religar levava Leo a viajar pelo país em turnê. “Foi um período bastante fértil para mim em composição”, revela. “Em 2013, fui convidado para participar de uma residência artística na Alemanha.”

Em solo germânico, as apresentações trouxeram vida às canções recém-criadas. “A minha proposta era fazer um show só de músicas inéditas”, diz Leo. “Pude testar o repertório novo composto no ano anterior. As músicas foram tomando forma nesse caminho.”

Crítica: com letras e arranjos caprichados, disco de estreante é grata surpresa.

Religar, primeiro trabalho dele, foi elogiado pela crítica da RS Brasil quando foi lançado. O texto chamava a atenção para a pluralidade e riqueza sonora que o disco trazia: “Uma obra para ouvir sem pressa, saboreando cada camada e descobrindo novas sonoridades” (link acima)

O novo disco segue por um caminho ainda mais experimental, fruto de um período de três dias em um sítio ao lado de Samuel Fraga (bateria), Guilherme Held (guitarra) e Marcos Leite Till (baixo e sintetizadores). Todos eles comandados por Fabio Pinczowski, que produz o álbum e gravou sintetizadores e violão.

Tulipa Ruiz, Karina Buhr, Leo Cavalcanti, entre outros, fazem “show da virada indie” na TV Cultura.

Despertador, que também pode ser ouvido abaixo no player abaixo, está disponível para download gratuito no site de Leo Cavalcanti até o dia 11 de abril (clique aqui).

Assista ao making of do álbum:

Ouça ao disco Despertador: