Exclusivo: Marcelo Gross, guitarrista do Cachorro Grande, lança primeira música do disco solo; ouça

“Buraco da Fresta” é a quinta faixa de Use o Assento Para Flutuar, álbum que será lançado nesta quarta-feira, 4

Redação Publicado em 03/12/2013, às 12h34 - Atualizado às 12h57

Marcelo Gross
Divulgação

Depois de 14 anos como guitarrista do Cachorro Grande, Marcelo Gross decidiu colocar o próprio nome em um trabalho. E assim nasceu Use o Assento Para Flutuar, estreia solo do músico gaúcho, lançada pelo selo goiano Monstro. O trabalho estará disponível no site oficial de Gross a partir da meia-noite de terça, 3, para quarta-feira. A Rolling Stone Brasil mostra agora, com exclusividade, a primeira música de trabalho do álbum, “Buraco da Fresta” – ouça no player abaixo.

Na comemoração dos 50 anos de Please Please Me, a Rolling Stone Brasil entrevistou Marcelo Gross:“Difícil não se render ao vigor do disco”.

Para o disco, Gross se voltou ainda mais às raízes roqueiras e convocou o baixista Fernando Papassoni (Universo Elegante) e o baterista Clayton Martin (Cidadão Instigado) para formar um power trio poderoso. Juntos, eles excursionaram por algumas capitais do país, como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Salvador, para testar o repertório.

Foco de Resistência: quando completou uma década, Cachorro Grande colocou disco novo nas lojas e mostrou boas amizades.

Em seguida, enfurnaram-se no estúdio paulistano Submarino. Lá, tudo foi gravado ao vivo – sem overdubs e metrônomos. Produzido por Gross e Martin, o álbum foi masterizado em Turan Audio, um estúdio em Oxford responsável por discos de músicos como Bob Dylan, Ramones, Thin Lizzy e Aerosmith.

“Buraco da Fresta” é um rock calibrado por duas guitarras que duelam entre si ao longo de quase cinco minutos. Os riffs com inspirações blueseiras tomam o controle da faixa, enquanto Gross discute questões sociais da cidade de São Paulo, que o adotou depois que deixou Porto Alegre com o Cachorro Grande. Os versos não são açucarados ou doces, contudo, e buscam retratar o caos cinza da capital paulistana.

Homens de Fibra: Cachorro Grande completa uma década de carreira com disco novo e boas amizades.

Já o nome do álbum, Use o Assento Para Flutuar, segundo conta Gross, veio durante umas das muitas viagens de avião. “Tem a ver com viajar sem sair do lugar. E a música pode proporcionar isso”, disse o guitarrista. “Achei interessante as várias interpretações ao que inicialmente deveria ser apenas um aviso.”

Ouça “Buraco da Fresta”:

O trabalho estará disponível de forma digital no site do músico (clique aqui), em CD e vinil.

Abaixo, a lista de faixas:

1 - “Trilhos”

2 - “Disfarça”

3 - “Eu Aqui e Você Nem Aí”

4 - “A Hora de Levantar”

5 - “O Buraco da Fresta”

6 - “A Hora de Rolar”

7 - “A Minha Paciência”

8 - “Se Libertar”

9 - “Hoje Não Vai Dar”

10 - “Movimento Contínuo”

11 - “Nessa Trip”

12 - “Algo Real”