Exclusivo: Minidocumentário mostra relação de DJs brasileiros com a cultura do vinil

Record Store Day retrata os DJs Tamenpi, Kefing, Sleep e PG por meio de discos e histórias

Redação Publicado em 05/08/2016, às 11h48 - Atualizado às 11h49

Cena do minidocumentário nacional Record Store Day, que trata a relação de DJs brasileiros com discos de vinil

Ver Galeria
(2 imagens)

O nome Record Store Day é usado nos Estados Unidos para designar os dias em que as lojas de discos independentes promovem eventos e lançamentos especiais afim de manter viva a cultura do consumo físico de música. No Brasil, um novo minidocumentário leva o nome da iniciativa gringa para mostrar a relação de DJs do país com o vinil.

Com cerca de 12 minutos de duração, Record Store Day ganha vida nesta sexta, 5, de maneira exclusiva no site da Rolling Stone Brasil (assista abaixo). O minidocumentário tem direção de André Almeida e acompanha quatro DJs com foco no hip-hop e como a história deles pode ser retratada pelos discos de acetato.

LEIA TAMBÉM

[Arquivo] Edição 94 – Som Tátil e Visual

[Lista] Os 100 Maiores Discos da Música Brasileira

Indústria do vinil arrecada mais que streaming, diz associação norte-americana

“Quando comecei a tocar, como venho do hip-hop, sempre foi com vinil”, conta o DJ Tamenpi, em certa altura do filme. “Nunca pensei em tocar com CD”. Além dele, os DJs Kefing, Sleep e PG estrelam o documentário. Ele acrescenta: “É um ritual: todo dia eu acordo, tomo café, pego um disco e coloco na vitrola. Começo meu dia assim.”

Além de espaços pessoais e de trabalho dos DJs, Record Store Day tem cenas rodadas no centro de São Paulo e nas lojas de discos Patuá, Gringos e Casa Brasilis. O minidocumentário, aliás, será lançado – e exibido – em uma festa, que acontece nesta sexta, 5, na Patuá, na Vila Madalena, na capital paulista.

Assista ao minidocumentário Record Store Day abaixo.