Exclusivo: Republica explora nuances do heavy rock e influências de George Orwell no clipe “Life Goes On”

Novo vídeo da banda, gravado no estacionamento do estádio Morumbi, foge das estéticas do metal e faz referência ao livro A Revolução dos Bichos

Redação Publicado em 05/06/2014, às 11h00 - Atualizado às 11h04

República se apresentará no Rock in Rio, dia 19 de setembro.
Rodrigo Pirim / Divulgação

Poleona, protagonista do novo clipe do Republica, “Life Goes On”, lançado com exclusividade pela Rolling Stone Brasil, é uma versão sexy e destemida dos animais que sucumbiram ao regime autoritário do porco Bola-de-Neve, líder dos animais em A Revolução dos Bichos, clássico da literatura inglesa criado por George Orwell como uma sátira ao stalinismo, publicado em 1945.

Entrevista: prestes a finalizar o terceiro disco, o Republica se preparava para encarar o público do Rock in Rio 2013.

Belicismo, guerra e a luta das minorias ganham novos contornos no vídeo do grupo, dirigido por Gerardo Fontenelle. “Buscávamos algo conceitual para o clipe que fugisse o clichê das bandas de metal focadas em performances de ‘galpão com fogo’”, explica o vocalista Leo Belling. A ideia era encontrar uma forma de fazer isso e ainda dialogar com a letra da faixa, a terceira do mais recente disco do Republica, Point of No Return, eleito pela RS Brasil como um dos 25 melhores discos nacionais de 2013.

“O diretor nos trouxe a temática da estética stalinista, mesmo sem cunho politizado, se é que isso é possível”, analisa Belling. As referências de Orwell e seu texto ácido vieram em decorrência desse processo. “Foi uma gratificante viagem no tempo e neste clássico literário mundial e tenho a certeza que conseguimos aplicar o conceito e dar significado marcante à mensagem que gostaríamos de transmitir ao público em geral, mesmo que de forma subliminar.”

Em setembro do ano passado, o Republica lançou o primeiro single do mais recente disco. Ouça “Change My Way”.

Point of No Return, produzido pelo três vezes ganhador do Grammy Luis Paulo Serafim, é um álbum de heavy rock, como o grupo costuma dizer, por trazer ali, naquelas 10 faixas, influências de subgêneros como metal, stoner, sludge e grunge. Trata-se do terceiro disco do grupo, formado por Belling (voz), Luiz Fernando Vieira e Jorge Marinhas (guitarra), Marco Vieira (baixo) e Gabriel Triani (bateria).

“Life Goes On”, segundo o vocalista, representa “muito bem o que é o som do Republica”. “Com uma base pesada, groove forte, melodia que proporciona um vocal potente e também traz uma parte melódica e mais cadenciada”, explica ele.

O videoclipe foi gravado em março deste ano, nas garagens do estádio Morumbi, na zona sul de São Paulo. Assista abaixo: