Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Existe uma história verdadeira por trás da trilogia de Antes do Amanhecer - e é linda e triste

O primeiro filme da trilogia, lançado em 1995, foi inspirado em eventos reais

Redação Publicado em 18/01/2020, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antes do Amanhecer (Foto: Reprodução)
Antes do Amanhecer (Foto: Reprodução)

Você sabia que a trilogia Antes do Amanhecer é baseada em uma história real - e vivida pelo próprio cineasta Richard Linklater?

Ele conheceu Amy Lehrhaupt há mais de 30 anos, no outono de 1989, enquanto visitava sua irmã na Filadélfia. O encontro deles inspirou Linklater a conceber Antes do Amanhecer, o primeiro filme da franquia que também conta com Antes do Pôr-do-Sol e Antes da Meia-Noite.

Na época, ele tinha 29 anos e havia acabado de filmar Slacker, enquanto Lehrhaupt era mais nova e tinha cerca de 20 anos. Os dois se conheceram em uma loja de brinquedos e passaram a noite inteira juntos,  "da meia-noite às seis da manhã", andando, conversando e flertando.

Como em Antes do Amanhecer, eles falaram sobre “arte, ciência, cinema" e, mesmo no meio daquela noite romântica, Linklater não deixou de considerar as possibilidades cinematográficas.

Recentemente, durante uma entrevista ao podcast The Q&A com Jeff Goldsmith, Linklater lembrou-se de ter mencionado a ideia do filme para Lehrhaupt naquela noite: "Enquanto essa experiência acontecia, eu pensava: 'Vou fazer um filme sobre isso', e ela perguntava: 'O que é isso? Do que você está falando?', e eu fiquei tipo 'Só isso. Esse sentimento. Essa coisa que está acontecendo entre nós'." 

Quando a noite terminou, os caminhos de Linklater e Lehrhaupt começaram a divergir do enredo fictício de Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy), pois os amantes da vida real trocaram números e tentaram manter contato enquanto estavam afastados. 

Eles se telefonaram algumas vezes, mas "isso meio que fracassou”, como disse o cineasta. “Então, no primeiro filme, a ideia de um relacionamento a longo prazo é superada, com eles dizendo: 'Bem, somos de continentes diferentes. Quais são as chances de que isso funcione? Vamos nos comprometer com esta noite'."

Depois, Linklater se envolveu com outra mulher que "entrou na vida dele (...) e assumiu o posto por cerca de um ano", e ele e Lehrhaupt nunca mais conversaram. Ele achou que "ela pudesse aparecer em uma das exibições de Antes do Amanhecer ou algo assim." 

"Seria tão estranho", ele disse em 2004. Mas ela nunca o fez. Por vários anos, o diretor foi sucinto ao falar sobre o romance, até porque não havia tido mais notícias dela. 

Linklater não sabia que Lehrhaupt, na verdade, havia morrido em um acidente de moto no dia 9 de maio de 1994, antes de completar 25 anos. As filmagens de Antes do Amanhecer começariam semanas depois.

Em 2010, um amigo de Lehrhaupt - que sabia do encontro - escreveu e enviou uma carta a Linklater. "Foi muito triste", disse Linklater ao Times. "Quem sabe como reverberamos na vida um do outro", ele refletiu em outra entrevista, "mas ela é a inspiração de tudo isso." 

Assista ao trailer de Antes do Amanhecer abaixo:


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'