Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Explicando, série da Netflix, previu a pandemia do coronavírus

Um dos episódios da produção analisa como e onde a próxima pandemia poderia acontecer

Redação Publicado em 17/03/2020, às 09h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Série Explicando (Foto: Reprodução / Netflix)
Série Explicando (Foto: Reprodução / Netflix)

A série Explicando previu a pandemia do coronavírus. O sétimo episódio da segunda temporada da produção da Netflix, chamado de “A próxima Pandemia”, lançado no dia 7 de novembro de 2019, reuniu especialistas para a trajetória da humanidade em relação aos surtos de doenças.

Ao lado de especialistas em doenças ecológicas e patológicas, Bill Gates afirma que o maior risco para a civilização é uma pandemia. Com base em estudos, dados e tabelas, os profissionais relembram diversas crises mundiais, como a peste negra, no século XIV, a crise da H1N1, em 2009, e o recente surto do SARS, em 2003.

+++LEIA MAIS: Arnold Schwarzenegger dá conselho sobre coronavírus enquanto alimenta um burro e um pônei em vídeo bizarro; assista

“Nós fizemos as contas. Estimamos que há umas cinco novas doenças surgindo em algum lugar do planeta todo ano. E esta taxa está crescendo. É inevitável que se tornem pandemias”, disse  o especialista em doenças ecológicas Peter Daszak.

O episódio explica como os vírus se reproduzem no corpo, como se mutam com outros vírus e como podem ser facilmente transmitidas em lugares públicos ou até mesmo dentro da própria casa. 

A série só não conseguiu prever quando a próxima pandemia iria acontecer. Mas concluiu que o surto global se espalharia rapidamente, seria caracterizada por uma gripe viral e, provavelmente, viria da Ásia. 

+++LEIA MAIS: Prefeitura de São Paulo ordena cancelamento de eventos públicos em São Paulo - inclusive shows e festivais - por coronavírus

Segundo os especialistas, a tecnologia é responsável pela rápida transmissão das doenças. Aviões, navios de última linha, trens e metrôs facilitam a circulação de pessoas pelos mais diversos lugares do mundo. 

Porém, o investimento em tecnologia também é a melhor forma de prevenção de pandemias. O avanço das vacinas, tratamentos e diagnósticos permitem que os cientistas descubram com muito mais rapidez a origem e a cura para as doenças.


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA