Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exposição de Game of Thrones propõe viagem sem igual aos Sete Reinos de Westeros

A Rolling Stone Brasil visitou a exposição que chegou ao Rio de Janeiro um dia antes da abertura

Redação Publicado em 04/04/2014, às 18h02 - Atualizado às 18h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trono de Ferro Rio de Janeiro - Divulgação
Trono de Ferro Rio de Janeiro - Divulgação

Como resistir à essa força invisível que nos empurra a querer sentar no famoso Trono de Ferro, alvo de disputas acirradíssimas na série Game of Thrones, exibida pelo canal HBO? O assento, construído com a forja das espadas dos inimigos pelo primeiro rei dos Sete Reinos de Westeros, Aegon, o Conquistador, exerce um poder tão grande que até dá para entender porque tanta gente já perdeu a cabeça, literalmente, na tentativa de usurpá-lo do atual dono, o detestável jovem rei Joffrey Baratheon.

Quarta temporada de Game of Thrones: assistimos ao primeiro episódio e contamos as nossas impressões sobre o retorno da série à TV.

A mostra Game of Thrones - The Exibition chega ao Rio de Janeiro neste sábado, 5, no Shopping Village Mall, e fica aberta até a quinta seguinte, 9. Os 20 mil ingressos gratuitos disponíveis para visitá-la, porém, chegaram ao fim no mesmo dia em que a bilheteria abriu, 26 de março. Por isso, a Rolling Stone Brasil, que pode conferir a exposição um dia antes da estreia, nesta sexta-feira, 4, à convite da HBO, tem a missão de contar o que será visto por esses 20 mil fãs sortudos.

A começar pelo Trono de Ferro. A versão que vemos na série televisiva inspirada nos livros As Crônicas de Gelo e Fogo, escritos por George R. R. Martin, é menor do que a literária, sim, mas capaz de promover alguns arrepios. Sentar-se nele, contudo, está longe de ser confortável – não que pareça o contrário na série, convenhamos, afinal são espadas ali, sustentando o corpo.

Game of Thrones: veja 16 fotos imperdíveis da quarta temporada.

Em São Paulo, era possível ver 100 peças de figurino que apareceram na telinha durante as três primeiras temporadas. O retorno ao país, desta vez no Rio de Janeiro, joga uma nova luz ao acervo com itens que poderão ser encontrados aqui e ali neste quarto ano, cuja estreia acontece neste domingo, 6, na HBO brasileira.

As principais famílias de Westeros, como Stark, Lannister, Targaryen e Baratheon, ganham vida diante dos nossos olhos, em pequenos grupos. Já as espadas são um brilho à parte da exposição, mostrando tamanhos, larguras e empunhaduras totalmente distintas.

Entre as novidades está o figurino usado por Oberyn Martell, interpretado por Pedro Pascal, um príncipe guerreiro que vem de Dorne e surgirá em Porto Real para vingar a morte da irmã dele, promovida pelos Lannisters.

Séries de TV que mal podemos esperar para assistir em 2014.

Em São Paulo, era possível lutar virtualmente na Batalha da Água Negra, como ficou conhecida a disputa entre o postulante ao Trono de Ferro Stannis Baratheon e o exército do sobrinho e rei Joffrey (ok, não foi exatamente o jovem real que derrotou o tio, mas sim a estratégia de Tyrion Lannister, interpretado por Peter Dinklage).

Desta vez, o visitante poderá sentir como é subir a Muralha (enorme muro construído ao norte de Westeros para proteger os homens de criaturas assustadoras) através do Castelo Negro, fortificação usada pela Patrulha da Noite, da qual o queridinho dos fãs, Jon Snow, é integrante. A ideia é repetir a mesma sensação que o personagem teve quando chegou ao topo pela primeira vez, no terceiro episódio da primeira temporada.

Veja o segundo trailer da quarta temporada de Game of Thrones:

É o ponto alto da exposição, sem dúvida. Com óculos de realidade virtual e fones de ouvido, somos transportados para um pequenino e frágil elevador que sobe a muralha enquanto sofremos com o vento gélido. No topo, uma horda de selvagens está atacando a muralha e a Patrulha da Noite é a responsável por proteger o continente. Ou seja, prepare-se para a batalha!

Bastante fiel, a exposição sugere a ideia de que personagens e acontecimentos de Game of Thrones são praticamente reais. Não por acaso, ao sair dela, você deve se pegar procurando algum resquício de sangue respingado na roupa ou se todos os braços, pernas, mãos e até garganta ainda estão no lugar certo – mesmo que seja somente para garantir.

A Mão por Trás do Trono: George R.R. Martin fala sobre Tyrion, cenas de sexo e o próximo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Turnê pelo mundo

A nova e reformulada exposição passou por três outras cidades antes de chegar ao Rio de Janeiro. Antes da capital fluminense, a mostra passou por Nova York (de 27 de janeiro a 1º de fevereiro), Cidade do México (de 15 a 19 de fevereiro) e Austin (de 7 a 11 de março). Após partir do Rio, ela irá para Oslo, Toronto, Belfast e, por fim, Vancouver.

Game of Thrones - The Exibition no Rio de Janeiro

Dias 5 a 9 de abril

Shopping Village Mall - Avenida das Américas, 3.900 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

Ingressos gratuitos e esgotados.