Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exposição de Sophie Calle chega ao Rio

Cuide de Você traz interpretação de 107 mulheres para carta de rompimento que a artista recebeu de um ex-namorado

Da redação Publicado em 08/12/2009, às 19h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

A partir desta quinta, 11, até 21 de fevereiro, o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro acolherá a exposição Prenez Soin de Vous (rebatizada Cuide de Você no Brasil), da multiartista francesa Sophie Calle.

Como espinha dorsal da mostra tem-se uma carta de término de namoro enviada à artista pelo escritor Grégoire Bouillier, em 2004. A reação de Calle foi incomum: em vez de chorar as dores no travesseiro, ela encaminhou a mensagem para 107 mulheres - e quis saber o que elas achavam daquela história toda. A ala das famosas reúne a compositora Laurie Anderson, a DJ Miss Kittin e as atrizes Jeanne Moreau, Maria de Medeiros e Victoria Abril (uma das musas de Pedro Almodóvar). Entre as anônimas aparecem profissionais de variadas categorias, como sexóloga, advogada, delegada, física, vidente, além da mãe da artista e um papagaio fêmea, que repete "prenez soin de vous" inúmeras vezes.

As múltiplas interpretações, que geraram gama vasta de material (fotografia, vídeo, textos) e linguagem (braile, código morse e estenografia, entre outros), formam a exposição que abre ao público nesta quinta. No Brasil, Cuide de Você já havia passado por São Paulo e Salvador.

A instalação foi montada pela primeira vez na 52ª Bienal Internacional de Arte de Veneza, em 2007. Em julho, Calle e o pivô de sua mostra, o escritor Bouillier, dividiram mesa redonda na Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP).

No texto de apresentação do trabalho, Calle explica o que a motivou a coletar os depoimentos: "Recebi uma carta de rompimento por e-mail que não soube responder. Era como se não fosse a mim destinada. Terminava com as seguintes palavras: 'Cuide bem de você'. Tomei esta recomendação ao pé da letra. Pedi a 107 mulheres, escolhidas por sua profissão, seu talento de interpretar a carta sob um ângulo profissional. Analisá-la, comentá-la, interpretá-la, dançá-la, cantá-la. Dissecá-la, esgotá-la".

Cuide de Você

MAM (Museu de Arte Moderna) - Avenida Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo

11 de dezembro a 21 de fevereiro

Terça a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h

Ingresso: R$ 8 (R$ 4 meia)

Informações: 21 2240-4944