Exposição de Sophie Calle chega ao Rio

Cuide de Você traz interpretação de 107 mulheres para carta de rompimento que a artista recebeu de um ex-namorado

Da redação Publicado em 08/12/2009, às 19h08

A partir desta quinta, 11, até 21 de fevereiro, o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro acolherá a exposição Prenez Soin de Vous (rebatizada Cuide de Você no Brasil), da multiartista francesa Sophie Calle.

Como espinha dorsal da mostra tem-se uma carta de término de namoro enviada à artista pelo escritor Grégoire Bouillier, em 2004. A reação de Calle foi incomum: em vez de chorar as dores no travesseiro, ela encaminhou a mensagem para 107 mulheres - e quis saber o que elas achavam daquela história toda. A ala das famosas reúne a compositora Laurie Anderson, a DJ Miss Kittin e as atrizes Jeanne Moreau, Maria de Medeiros e Victoria Abril (uma das musas de Pedro Almodóvar). Entre as anônimas aparecem profissionais de variadas categorias, como sexóloga, advogada, delegada, física, vidente, além da mãe da artista e um papagaio fêmea, que repete "prenez soin de vous" inúmeras vezes.

As múltiplas interpretações, que geraram gama vasta de material (fotografia, vídeo, textos) e linguagem (braile, código morse e estenografia, entre outros), formam a exposição que abre ao público nesta quinta. No Brasil, Cuide de Você já havia passado por São Paulo e Salvador.

A instalação foi montada pela primeira vez na 52ª Bienal Internacional de Arte de Veneza, em 2007. Em julho, Calle e o pivô de sua mostra, o escritor Bouillier, dividiram mesa redonda na Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP).

No texto de apresentação do trabalho, Calle explica o que a motivou a coletar os depoimentos: "Recebi uma carta de rompimento por e-mail que não soube responder. Era como se não fosse a mim destinada. Terminava com as seguintes palavras: 'Cuide bem de você'. Tomei esta recomendação ao pé da letra. Pedi a 107 mulheres, escolhidas por sua profissão, seu talento de interpretar a carta sob um ângulo profissional. Analisá-la, comentá-la, interpretá-la, dançá-la, cantá-la. Dissecá-la, esgotá-la".

Cuide de Você

MAM (Museu de Arte Moderna) - Avenida Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo

11 de dezembro a 21 de fevereiro

Terça a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h

Ingresso: R$ 8 (R$ 4 meia)

Informações: 21 2240-4944