Exposição Fast Forward chega ao Brasil nesta semana

Mostra traz mais de 25 obras de 17 importantes nomes da arte britânica contemporânea

Da redação Publicado em 20/09/2010, às 17h37

"Butterfly from Memento", de Damien Hirst, é uma das obras que integram a mostra

Ver Galeria
(2 imagens)

A exposição Fast Forward - Arte Contemporânea Britânica no Brasil será realizada pela primeira vez no país a partir do dia 21 de setembro. A mostra acontecerá a partir do patrocínio da Cultura Inglesa e organização da artista plástica Cláudia Marchetti.

A mostra, realizada no Centro Brasileiro Britânico, trará um conjunto de obras originais pertencentes a 17 artistas renomados no Reino Unido. Estarão dispostos mais de 25 trabalhos que se valem das mais variadas técnicas, que vão de escultura tecnológica em aço inox (de Tony Cragg) a gravuras diversas (de Damien Hirst). Um espaço da Fast Forward - Arte Contemporânea Britânica no Brasil privilegiará, segundo comunicado, os quatro vencedores do Turner Prize da Tate Gallery, o principal prêmio de Arte Contemporânea no Reino Unido e um dos mais importantes do mundo: Anish Kapoor, Damien Hirst, Grayson Perry e Rachel Whiteread.

A mostra vem com o intuito de ressaltar que as variadas mídias vivenciam um processo de reinvenção. "A fotografia pré-industrial foi um processo de re-mediação da pintura e o cinema remeteu-se ao teatro para elaborar sua linguagem", diz Paula Alzugaray, em seu texto crítico sobre a exposição. Graças à atual presença de uma variedade maior - mídias analógicas, digitais, impressas, têxteis -, a possibilidade de reinvenção ganha ainda mais força. "Os artistas da mostra tiveram grande influência internacional na estética e no uso de diferentes materiais - incomuns à arte tradicional - e estabeleceram uma nova maneira de pensar, refletir e viver a arte", afirma a organizadora Cláudia Marchetti. Fast Forward - Arte Contemporânea Britânica no Brasil fica aberta ao público até o dia 27 de novembro.

Fast Forward - Arte Contemporânea Britânica no Brasil

De 21 de setembro a 27 de novembro (De segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábado, domingos e feriados: das 10 às 16 horas. Visitas com monitores acontecem às sextas, sábados, domingos e feriados das 10h às 16h)

Espaço David Ford - Centro Brasileiro Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros)

Entrada Franca

Informações: 11 3039 4466 e www.culturainglesasp.com.br