Pulse

Exposição mostra o potencial de fotos feitas com dispositivos móveis

Sessenta artistas participaram da mostra com fotos feitas em celulares e tablets, nos Estados Unidos; veja as imagens

Rolling Stone/ Oferecimento TIM Publicado em 17/04/2014, às 09h00 - Atualizado em 22/04/2014, às 12h35

Foto de EMILY RUSH exposta na mostra Exposure: A Mobile Photography Exhibition

Ver Galeria
(10 imagens)

Alguém duvida que para um grande número de pessoas a principal função do celular – depois de servir como aparelho de telefone – é fotografar? E isso não é regra só para quem tira fotos apenas por diversão, de maneira não profissional. A prova é que já existe até exposição de fotos feitas e editadas em celulares e tablets. É o caso da mostra Exposure: A Mobile Photography Exhibition, em Columbus, Estados Unidos. O objetivo da mostra, que aconteceu pelo segundo ano consecutivo no último mês de março, era mostrar o potencial da arte “móvel”.

Amy Leibrand, uma das fundadoras da exposição, explicou que nada foi feito com a ajuda de câmeras profissionais ou computadores, e que os fotógrafos não contaram com a ajuda do Photoshop. “Não, não, não. Faço tudo no meu celular”, disse Amy ao site Columbus Alive. “Eu queria mostrar para as pessoas que é mais do que apenas um clique rápido, mais do que apenas usar um filtro. Tem coisas muito complexas que você pode fazer com a câmera de um celular ou tablet.”

Realmente, as fotos (clique na imagem acima para acessar a galeria) são surpreendentes – se você topasse com uma exposição dessas desavisado, certamente não imaginaria que elas foram feitas com dispositivos móveis.

No total, 60 artistas participaram da mostra, sendo metade deles do estado de Ohio, Estados Unidos, e metade do resto do mundo. Cada um contribuiu com cinco imagens, sempre mostrando diferentes resultados que podem ser alcançados com uma câmera desse tipo.

A mostra deve ocorrer novamente no ano que vem – e quem sabe alguém não decide criar um evento como esse aqui no Brasil?