Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Extraterrestres chegando ao Brasil

Mark Verheiden, coprodutor executivo de Falling Skies, que estreia no Brasil nesta semana, fala à Rolling Stone Brasil sobre os mistérios da série

Por Stella Rodrigues Publicado em 23/06/2011, às 13h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A médica Anne Glass (Moon Bloodgood) - Divulgação
A médica Anne Glass (Moon Bloodgood) - Divulgação

Alienígenas invadindo a Terra. Descrevendo uma trama assim, não dá para saber de qual história estamos falando, afinal, há anos a mente humana fantasia sobre como seria se o planeta estivesse sob ataque de seres extraterrestres. Mas Falling Skies, série da TNT sobre seres não-humanos, promete se distinguir exatamente porque é uma série... humana. Falando ao site da Rolling Stone Brasil, um dos coprodutores executivos, Mark Verheiden - o outro é ninguém menos do que Steven Spielberg -, explica esse aparente paradoxo, destacando que a palavra chave da trama é esperança. "A série é sobre a Terra sendo invadida por alienígenas. Eles vieram, acabaram com 80% da humanidade, eliminaram toda a nossa capacidade de comunicação, quase toda a força militar e equipamentos eletrônicos. A história começa seis meses depois disso tudo. Os sobreviventes estão começando a formar uma resistência. Depois que passa o choque, a gente vê como os humanos fazem para encontrar esperança em uma situação como essa. Como proteger os sobreviventes, cuidar das nossas crianças. Então, é sobre encontrar alguma esperança naquela comunidade que se cria, no fim das contas."

Comunidades que se encontram e tentam sobreviver em uma situação adversa - mais do que isso, de completo caos social - também não são exatamente uma novidade. The Walking Dead, uma das séries mais comentadas da temporada passada, trazia diversas semelhanças. Com a diferença de que os inimigos eram zumbis e, diferentemente dos alienígenas, eles deixavam bem claro o que queriam: comer carne humana. Essa diferença, argumenta Verheiden, é essencial. Ele, um veterano da televisão, com um currículo muito bem recheado de sucessos como Smallville, Heroes e Battlestar Galactica, aposta no mistério sobre as intenções dos seres de outro planeta como um dos grandes atrativos de Falling Skies. "Ser comparado a The Walking Dead é ótimo. Mas são coisas distintas. Primeiro, porque as ameaças são diferentes. No nosso caso, a exploração das razões, procurar saber o que eles querem, quais as intenções dos alienígenas, é uma parte importante da série. Se as pessoas mergulharem fundo, vão ver que existem facetas e camadas que estamos apenas começando a alcançar", ele explica. "Além disso, Falling Skies é, acima de tudo, a história de uma família, de um cara tentando proteger seus três filhos. O drama familiar é muito envolvente e o mistério é toda uma outra faceta com a qual se entreter."

Outro fator diferencial, que dá destaque a qualquer produção, é a assinatura de Steven Spielberg nos créditos. "Ter alguém com a experiência dele em ficção científica é magnífico. Ele fica supervisionando tudo." A primeira grande sacada de Spielberg foi trazer de volta para a televisão um dos atores mais queridos do público, por muitos anos, no horário nobre norte-americano, Noah Wyle, o Dr. John Carter de ER. O ator vive um dos líderes do grupo de resistência, o "cara família" Tom Mason. "Até eu estou contente de ver Noah retornar à telinha", brinca o coprodutor executivo. "Noah já tinha dito que queria voltar a fazer televisão e recebeu várias propostas da TNT. Ele me disse que uma das razões de ter escolhido Falling Skies foi porque tem dois filhos pequenos e, quando perguntou 'vocês querem que o papai seja um médico, advogado, ou lute contra alienígenas?', eles se empolgaram com os alienígenas."

Mas afinal, o que será que os alienígenas estão tentando fazer na Terra, qual rumo tomará esse mistério, que Verheiden tanto cita, ao longo da primeira temporada? "Os alienígenas estão levando muitos adolescentes e parece que estão usando esses jovens como mão de obra escrava. A questão é: para o que estão escolhendo e usando esses garotos? O que é interessante sobre a série - mas vou falar com cuidado para não dar muitas dicas - é que, por eles não terem como se comunicar com outros eventuais movimentos de resistência, sabem tanto quanto o público, vão descobrindo as coisas junto com ele. O processo de investigar o que os alienígenas querem faz parte da diversão", afirma Mark Verheiden. " Só vou dizer uma única coisa: para ficar de olhos nas criaturas que chamamos de 'skidders'. Eu acho que há mais coisas a respeito delas do que dá para saber de cara."

Falling Skies ainda conta com Moon Bloodgood (O Exterminador do Futuro - A Salvação), que vive a pediatra Anne, Colin Cunningham (Stargate SG-1) e Will Patton (24 Horas) no elenco e estreia, no Brasil, na TNT, nesta sexta, 24, às 22h, com reprises no Space, todas as sextas seguintes, às 21h.

ETs nos quadrinhos

Seguindo os preceitos de produção atuais, em que atingir o público por meio de um único veículo nunca é suficiente, os responsáveis por Falling Skies resolveram investir no quadrinho. Mark Verheiden à casa torna, usando a editora Dark Horse Comics, na qual trabalhou como roteirista, para publicar parte da história pregressa dos personagens. "Já que a série começa seis meses após a invasão, parecia natural contar o resto da história de alguma forma. Na HQ, investigamos como estavam as coisas um mês após a invasão, como eles se reuniram para formar a resistência que já existe no começo do programa de TV. Em julho, o prólogo sai fisicamente, mas já dá para ler no site da TNT. Você não precisa ler para entender a série, mas complementa, é uma ótima leitura, divertida. É uma forma de contar outra porção da história."