Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Fake news sobre vacina deixam indígenas com medo de virar jacaré, mostra documento

Documentos do Ministério da Saúde mostram o impacto das fake news na vacinação: há indígenas com medo de virar jacaré, mudar de sexo e até de morrer

Redação Publicado em 07/07/2021, às 12h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chefe indígena Jurema Nunes recebendo vacina contra Covid-19 na Aldeia Mata Verde Bonita (Foto: Buda Mendes/Getty Images)
Chefe indígena Jurema Nunes recebendo vacina contra Covid-19 na Aldeia Mata Verde Bonita (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Fake news são perigosas - e um documento do Ministério da Saúde mostra parte das consequências da desinformação. A CPI da Covid está em poder de arquivos que relatam o medo de indígenas tomarem a vacina após terem acesso a notícias falsas - alguns, inclusive, têm receio de virar jacaré.

Segundo o Globo, há relatos enviados ao Ministério da Saúde de que indígenas rejeitaram o imunizante por medo de virar jacaré, trocar de sexo, contrair o HIV ou de morrer. Apesar disso, a pasta afirma que 74% dessa população já está vacinada.

+++LEIA MAIS: Governo distribuiu 265 mil medicamentos sem eficácia para indígenas tratarem Covid-19

Dos 34 distritos sanitários especiais (DSEIs) que ajudam a pasta a organizar o atendimento dos indígenas, 19 relatam a recusa da vacina, assim como estratégias para conseguir imunizar essa população.

Conforme noticiado pelo Globo, alguns dos relatos incluem medo de virar jacaré, temor de homens virarem mulheres e vice-versa. Em uma localidade do DSEI Médio Purus, no Sul do Amazonas, 229 indígenas rejeitaram a vacina por motivos religiosos e fake news, e alguns diziam que “que a vacina era produzida com partículas do vírus HIV, chip da besta e restos mortais”, conforme relato do Ministério.

+++LEIA MAIS: Dia da Resistência Indígena: Conheça 5 nomes do rap indígena [LISTA]

Uma nota técnica assinada por Robson Santos da Silva, titular da Secretaria Especial de Saúde Indígena, afirma: “Os DSEIs iniciaram a Campanha de Vacinação, e aqueles que identificaram dificuldades para o alcance da meta foram orientados a aplicar o plano de sensibilização, uma vez que o principal motivo de resistência nos territórios indígenas ocorre devido à circulação de notícias falsas”

Jair Bolsonaro e as fake news

Jair Bolsonaro (sem partido) é um dos responsáveis por disseminar fake news. Em dezembro de 2020, o presidente falou sobre a vacina da Pfizer e as “inseguranças” relacionadas a efeitos colaterais.

+++LEIA MAIS: 4 fake news completamente absurdas das eleições de 2018: mamadeira erótica, ‘Jesus é Travesti’ e mais

“Se você virar um jacaré é um problema de você. Não vou falar um outro bicho aqui para não falar besteira. Se você virar o Super-Homem, se nascer barba em alguma mulher aí ou um homem começar a falar fino, eles não têm nada a ver com isso,” disse o presidente na época.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro afirma que contaminação por Covid-19 é mais eficaz que vacina

Apesar disso, Robson Santos da Silva afirma que a rejeição das vacinas por parte de indígenas não tem relação com declarações de Bolsonaro: "Mesmo porque essas pessoas estão no interior, não têm acesso a meios de comunicação, a nada. Então quem divulgou (notícias falsas) são pessoas da própria comunidade."

A nota técnica assinada na pelo titular da Secretaria Especial de Saúde Indígena também não cita a influência religiosa na rejeição da vacina, mas os relatórios dos DSEIs do Amapá e Norte do Pará afirmam que houve “uma negativa pontual, principalmente de cunho religioso nas aldeias de maioria evangélica, que fizeram muitos indígenas acreditarem que com a vacinação sofreriam de males do corpo e da alma”.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar vacina Coronavac: ‘Não tem comprovação científica’

Em meio às fake news, um plano de sensibilização foi pensado para convencer indígenas sobre os benefícios da vacinação por meio de visitas a aldeias, conversas, campanha de conscientização e vídeos. Em entrevista ao Globo, o secretário afirmou que a pasta tem está atuando na capacitação de agentes para explicar sobre os benefícios da vacinação.


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL