Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Fama de satanista ajudou Black Sabbath, diz Tony Iommi

Guitarrista disse que, apesar dos rumores, eles nunca se aprofundaram no ocultismo

Redação Publicado em 27/03/2019, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi (Foto: Reprodução / Facebook)
O guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi (Foto: Reprodução / Facebook)

Tony Iommi relembrou os primórdios do Black Sabbath e todas as críticas negativas que marcaram o início da carreira da banda. Em entrevista ao Metal Hammer, o guitarrista falou sobre como os textos e as reviews afetavam os integrantes da banda e relembrou a fama de satanistas que ganharam logo no começo. 

“[Fomos tachados de satanistas], e acho que, de certa maneira, isso ajudou a gente. Teve um tempo em que não estávamos fazendo muitas entrevistas, então ninguém sabia muito da gente. Eu ouvi várias histórias de pessoas apavoradas em nos conhecer. Mas nasceu essa [fama], e as pessoas queriam vir e ver como éramos. Então essa imagem foi boa e ruim, na verdade”, disse o músico.

O músico também explicou que eles não tinham, na verdade, nada a ver com o satanismo. Ele e Geezer Butler se interessavam pelo ocultismo, mas o mais fundo que foram nisso foi usar um tabuleiro de Ouija, e logo pararam porque ficaram apavorados com a experiência. 

No geral, os críticos musicais não eram muito entusiastas em relação ao Black Sabbath. “Não era legal ler as reviews. Eu não ligava se dissessem coisas como ‘não é muito minha praia, mas os jovens parecem gostar’, mas diziam que ninguém gostava da gente. Isso era meio deprimente”, relembrou o guitarrista.

No final, a banda superou o estranhamento inicial da plateia e se consagrou como um dos maiores nomes da música na história. “Nós tivemos várias barreiras, mas só seguimos em frente. É a única coisa a fazer. Você não pode simplesmente desmoronar por causa do que os outros dizem. Você precisa acreditar em você mesmo e no que faz. O mais importante é que nós acreditávamos em nós mesmos”, concluiu Tony.