Fãs do BTS acusam o VMA de racismo; entenda

Eles usaram o Twitter para criticar uma recém-criada categoria para o K-pop e apontar a falta de indicações para o grupo

Redação Publicado em 24/07/2019, às 19h38

None
BTS (Foto:Reprodução)

Os indicados à edição do VMA (Video Music Awards) de 2019, a premiação anual da MTV, foram anunciados nesta terça, 23, e causaram um alvoroço entre os fãs do BTS.

Isso aconteceu porque o grupo foi indicado a quatro categorias, sendo uma delas a recém-criada Melhor Artista de K-Pop. Além do BTS, concorrem ao prêmio BLACKPINKMonstaX, NCT 127EXOTomorrow X Together.

+++ LEIA MAIS: Lideradas por Taylor Swift e Billie Eilish, mulheres são maioria em indicações no VMA 2019 

Apesar de terem alcançados números grandiosos no YouTube com o vídeo de "Boy With Luv", o grupo de K-Pop ficou fora das categorias principais, como Canção do Ano e Vídeo do Ano, situação que deixou os ARMYs (como são chamados os fãs do grupo) indignados.

O grupo também se revoltou com a adição da categoria específica para K-Pop e acusaram a premiação de racismo, já que acreditam que a designição impede o BTS de concorrer com artistas ocidentais. Para os fãs, isso enfatiza uma atitude segragacionista entre os ocidentais e os orientais. Assim, os fãs subiram a hashtag #VMAsRacist no Twitter.

+++ LEIA MAIS: Qual dos 7 integrantes do BTS é o mais popular?  

No entanto, como uma das maiores premiações de música do mundo, criar uma categoria só para o movimento possivelmente tenha sido uma maneira de dar mais atenção para o BTS e outros grupos de K-Pop no mercado global. 

Conforme a lista de indicações (veja aqui), o BTS concorre a Melhor Colaboração, Melhor Clipe de K-Pop, Melhor Direção de Arte e Melhor Coreografia por "Boy With Luv", feita com Halsey.  Os destaques deste ano para os VMAs foram Taylor Swift e Ariana Grande (10 indicações cada), Billie Eilish e Lil Nas X (9) e Halsey, com 6, que domina também os títulos com BTS

+++ SESSION ROLLING STONE: Francisco, El Hombre abre um diálogo sobre depressão com "Parafuso Solto :: Peso Morto"