Fashion Frequência une moda e música no Rio

Exposição trará parceria entre estilistas, fotógrafos, cooperativas sociais e banda de rock-fashion

Da redação Publicado em 17/10/2009, às 11h25

A segunda edição do Fashion Frequência, que promove o encontro entre profissionais da moda e da música, acontecerá no Oi Futuro do Rio de Janeiro a partir desta segunda, 19, e se estende até o dia 25, domingo.

A base do projeto é a convergência: enquanto 10 estilistas apresentam criações feitas com matérias-primas de cooperativas sociais, número equivalente de fotógrafos do meio clicará a parceria. A trilha sonora ficará por conta de show ao vivo dos roqueiros da Glass & Glue, com as ex-modelos Mayana Moura e Marina Franco dividindo vocais (escute o trabalho da banda no MySpace).

Os desfiles ocorrerão na estreia do evento, às 18h30, na Blackbox, instalação assinada pelo artista multimídia, designer e cenógrafo Muti Randolph. No mesmo dia, fechado para convidados, serão exibidas apresentações virtuais de três grifes, com vídeos sob direção de José Camarano (Gema TV): Auá (Minas Gerais), B. Luxo (São Paulo) e Foxton (Rio).

Na terça, 20, as peças ficarão à vista do público em manequins especiais, que também levam assinatura do artista Randolph. Junto a elas, registros feitos pelos fotógrafos da parceria entre estilista e cooperativa. Painéis de três metros de altura, com sensores instalados para detectar a presença do visitante, executarão trilha sonora da exposição - a instalação musical é parceria da escritora Leïlah Accioly Ronald de Carvalho com a produtora musical Carolina Monte, irmã de Marisa Monte.

Sob curadoria e direção do jornalista Igor Fidalgo (O Globo), o Fashion Frequência - que realizou sua edição de estreia no ano passado, mesmo local, paralelamente ao Fashion Rio de primavera/verão - terá ainda workshops com convidados internacionais.

Um deles é "A Moda Como Linguagem". Ao longo de três dias, os inscritos entrarão em contato com Maru Katrantzou (estilista grega com passagem pela London Fashion Week e especialista em estamparia digital), Pierre Debusschere (fotógrafo da revista britânica Dazed & Confused) e Antony Waller (do coletivo ecológico People Tree). Os convidados palestrarão terça (20), quarta (21) e quinta (22), respectivamente, das 15h às 17h. A entrada é gratuita e dependerá da lotação da sala, com média de 70 pessoas por dia (para garantir lugar, é possível se inscrever de antemão pelo telefone 21 2569-6310).

Fashion Frequência

Rio de Janeiro, 19 a 25 de outubro

Oi Futuro - R. Dois de Dezembro, 63

Entrada gratuita

Informações: (21) 3131-6060