Fate: A Saga Winx é uma boa série adolescente de fantasia, mas não atende às expectativas [REVIEW]

Série inspirada no desenho O Clube das Winx chegou à Netflix nesta sexta, 22

Isabela Guiduci | @isabelaguiduci Publicado em 23/01/2021, às 11h00

None
Fate: A Saga Winx (Foto: Reprodução/Netflix)

Fate: A Saga Winx, série inspirada no desenho italiano O Clube das Winx, chegou à Netflix nesta sexta, 22 de janeiro. O live-action era uma das produções originais do streaming mais esperadas pelo público do Brasil.

+++LEIA MAIS: O Clube das Winx: Fãs criticam Netflix por apagamento de personagens não-brancas em live-action; entenda

É possível notar a ansiedade dos brasileiros a partir do tuíte com o primeiro teaser oficial da série, publicado na conta da Netflix Brasil, em dezembro. A postagem soma mais de 131 mil curtidas e quase 60 mil retuítes, e na época, Fate: A Saga Winx foi um dos assuntos mais comentados no país na rede social. 

Veja o tuíte:

Muito desta ansiedade existe porque os brasileiros têm uma boa relação com O Clube das Winx- que era um dos principais desenhos transmitidos pelo Bom Dia & Cia, programa do SBT, que existe desde 1993.

+++LEIA MAIS: O Clube das Winx: Veja as principais diferenças entre o desenho e o live-action da Netflix

As crianças, principalmente da década de 2000, provavelmente assistiram à animação ou a conhecem por conta do programa do SBT. Com isso, o público do Brasil esperava bastante da série da Netflix, que, novamente, passou o dia entre os assuntos mais comentados no Twitter, na sexta, 22.

E não, infelizmente não toca a abertura famosa e histórica “Winx quando damos nossas mãos, nos tornamos poderosas” na adaptação da Netflix. Além disso, a icônica transformação das fadas e as cenas repletas de cores vivas também não estão presentes em Fate: A Saga Winx.

+++LEIA MAIS: Ama romance? Conheça Virgin River, série viciante escondida no catálogo da Netflix

Na verdade, para dar um tom mais sombrio, com um ar de mistério e suspense - e até mesmo, pode-se dizer, mais ‘adulto’ - a série optou por cores mais frias e cenários mais opacos - bem diferente do que vemos ao longo das temporadas do desenho. A adaptação parece uma prima distante de Riverdalde.

Assim como na animação, o live-action começa com a decisão de Bloom (Abigail Cowen) de se matricular na escola Alfea, um internato que ensina as fadas a controlarem os poderes. No entanto, o motivo para esta escolha da personagem é diferente nas duas produções. 

+++LEIA MAIS: Virgin River é a série de romance mais querida pelo público, segundo IMDb; veja lista

A partir de então, Bloom inicia uma aventura em Alfea e, para ajudá-la neste período, a fada conhece as amigas Stella (Hannah van der Westhuysen), Aisha (Precious Mustapha), Terra (Eliot Salt) e Musa (Elisha Applebaum). A temática da amizade é um dos principais focos do live-action.

Fate: A Saga Winxapresenta bons personagens - conhecidos do desenho e alguns novos -, e arcos narrativos interessantes, mas não os desenvolve bem. Com apenas seis episódios, a produção parece não ter tempo de explorar, com complexidade, algumas das histórias e figuras trazidas na primeira temporada. 

+++LEIA MAIS: 4 séries de romance super curtas para maratonar na Netflix [LISTA]

Mesmo com personagens centrais como Bloom e Stella, os arcos narrativos não parecem bem-construídos. Além disso, a série insiste em clichês muito ultrapassados, como por exemplo, o triângulo amoroso das fadas com o especialista Sky e a rivalidade entre elas no início dos episódios.

O drama, principalmente acerca de Bloom, é cansativo, até por conta dos excessos do clichê da garota perfeita em busca da identidade - às vezes, a sensação é de estar em uma releitura audiovisual de uma fanfic. Para piorar, os personagens ao redor dela quase não ganham atenção, porque estão muito ligados à ela. 

+++LEIA MAIS: Friends, Game of Thrones e How I Met Your Mother: 11 casais tóxicos que o público ama - mas não deveria [LISTA]

No caso de Aisha, o público mal a conhece e a personagem passa os episódios em função de Bloom. As outras fadas protagonistas, Musa e Terra, chegam a ganhar um pouco mais de história, mas não é nada além do básico, como relacionamento amoroso ou relação com a família.

Como série adolescente de fantasia, Fate: A Saga Winx cumpre um bom papel ao trazer uma atenção significativa para amizade das fadas, um mistério interessante, plot twists curiosos e bons romances, mas não atende às expectativas. Na verdade, dificilmente você irá se surpreender muito ao longo dos episódios.

+++LEIA MAIS: Virgin River supera The Mandalorian entre as produções mais assistidas dos streamings nos EUA; veja lista

Algumas mudanças em relação à inspiração original deixam a narrativa bagunçada e com um conteúdo aparentemente vazio e desconexo - e, principalmente para quem conhece O Clube das Winx, torna-se frustrante assistir algumas cenas do live-action. 

A falta de Tecna, a melhor amiga de Musa e uma das seis fadas principais no desenho, é bastante sentida, assim como a de Brandon, melhor amigo de Sky e interesse amoroso de Stella na animação.

+++LEIA MAIS: Ama romance? Conheça Virgin River, série viciante escondida no catálogo da Netflix

Se você estava com altas expectativas para Fate: A Saga Winx, provavelmente se decepcionou. Apesar de parecer familiar, a série é bastante diferente do desenho. No entanto, é divertida, agradável e deixa o público curioso em alguns momentos. Por ser pequena, é uma boa opção para uma maratona.

Vale lembrar que desde o primeiro teaser a produção foi bastante criticada por mudanças de peças centrais da animação. Uma das principais críticas foi a escolha das atrizes brancas para viver personagens não-brancas no desenho, como é o caso de Musa. Estamos falando sobre apagamento de personagens não-brancos.

+++LEIA MAIS: Ama Virgin River? A Netflix percebeu, e está preparando a 3ª temporada; assista aos novos vídeos

Muitos fãs ficaram indignados com a situação e usaram o Twitter para criticar a Netflix pela escolha das atrizes, e refletiram sobre o quão presente é o whitewashing em produções - que é o ato de substituir, especialmente na indústria cinematográfica, personagens fictícios ou históricos de etnias (pretos, pardos, asiáticos, latinos, entre outras), por atores norte-americanos de cor branca. 

Na animação, Musa Kimura é uma personagem que seria do Leste Asiático, inspirada na atriz Lucy Liu, de acordo com Iginio Straffi, o criador do Clube das Winx. Na produção da Netflix, porém, a fada é interpretada por uma atriz branca, Elisha Applebaum.

Flora Fernández, outra fada no desenho, como conta o criador, é latina e foi inspirada pela atriz e cantora Jennifer Lopez. No live-action, a atriz Eliot Salt vive Terra, com poderes semelhantes ao de Flora, mas não é a mesma fada. 

+++LEIA MAIS: 9 das 10 séries mais buscadas no Google em 2020 são da Netflix

Na animação, dentre as seis personagens principais: Bloom, Stella, Flora, Tecna, Musa e Aisha (presente após a primeira temporada do desenho), três eram não-brancas enquanto no live-action, apenas uma não é branca - Precious Mustapha, que vive a Aisha.

De fato, muitas diferenças aconteceram entre o desenho e o live-action - o que é comum em adaptações, mas a maioria destas mudanças deixaram a desejar. Fate: A Saga Winxestá disponível na Netflix.


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

+++ PÉRICLES | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++LEIA MAIS: As 44 estreias da Netflix para fevereiro de 2021: De Volta Para o Futuro, Karatê Kid e mais

Para fevereiro de 2021, a Netflix prometeu muitas novidades para o catálogo: de clássicos como De Volta Para o Futuro e Karatê Kida produções originais muito aguardadas como Malcolm & Marie e Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre.

+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Fate: A Saga Winx; trailer, diferenças e mais

Dentre os destaques para o próximo mês estão todos os filmes da saga Crepúsculo, que entram para o catálogo do streaming. Além deles, longas premiados como Tim Maia e A Garota Dinamarquesa também estarão disponíveis. 

Produções originais Netflix como Malcolm & Marie, estrelado por Zendaya e John David Washington, e Para Todos os Garotos:Agora e Para Sempre, com Lana Condor e Noah Centineo, estão entre os mais esperados pelo público. 

+++LEIA MAIS: Ama romance? Conheça Virgin River, série viciante escondida no catálogo da Netflix

Além destas, oito séries originais chegam ao catálogo como Cidade Invisível e Amigas para Sempre. Nas animações, Kid Cosmic, do criador de As Meninas Superpoderosas, é uma das mais aguardadas.  O documentário original Netflix do jogador de futebol Pelé também é um dos títulos que estarão disponíveis a partir de fevereiro.

Vale lembrar que novos títulos podem somar o catálogo e as datas de estreia estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Veja todos os lançamentos para fevereiro: 

+++LEIA MAIS: Virgin River é a série de romance mais querida pelo público, segundo IMDb; veja lista

Séries

Cidade Invisível(5/2/2021) - Netflix

Na primeira série em live-action do aclamado diretor Carlos Saldanha (A Era do Gelo, Rio, O Touro Ferdinando), um policial ambiental encontra uma estranha conexão entre a morte de sua mulher e o aparecimento de um boto cor-de-rosa morto numa praia do Rio de Janeiro. Conforme avança nas investigações, ele descobre um mundo oculto habitado por entidades do folclore brasileiro. Com Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Jessica Córes, Fábio Lago e Wesley Guimarães.


Tribes of Europa(19/2/2021) - Netflix

Em 2074, três irmãos lutam para mudar o destino da Europa depois que uma catástrofe global divide o continente em microestados que disputam o poder. 


Amigas para Sempre (3/2/2021) - Netflix

Tully e Kate se conheceram na infância e há 30 anos são amigas inseparáveis, encarando juntas todos os altos e baixos da vida. Com Katherine Heigl e Sarah Chalke.


Pit Stop(15/2/2021) - Netflix

O chefe de uma equipe da NASCAR tem dificuldade em lidar com os jovens trazidos para modernizar o time. Estrelado por Kevin James.


Por Trás de Seus Olhos (17/2/2021) - Netflix

Uma mãe solo tem um caso com o chefe, faz amizade com a esposa dele e acaba entrando em um jogo perigoso. Steve Lightfoot, de Justiceiro, e Angela La Manna, de Hannibal, escrevem o roteiro enquanto Suzanne Mackie, Andy Harries e Jessica Burdett estão na produção executiva pela Left Bank, responsável por The Crown.


Hache: Temporada 2 (5/2/2021) - Netflix

Um ano depois, Hache tem a chance de construir um laboratório para produzir heroína, mas problemas familiares e sócios traidores complicam seus planos.


Funerária Família Bernard (12/2/2021) - Netflix

Este reality mostra como a família Bernard administra uma funerária em Memphis, nos Estados Unidos, ajudando os clientes a se despedir dos entes queridos que perderam.


Intervenção Canina(24/2/2021) - Netflix

Um renomado adestrador usa técnicas e métodos próprios para corrigir problemas de obediência e comportamento dos cachorros.


Filmes

Malcolm & Marie(5/2/2021) - Netflix

Um cineasta (John David Washington) e a namorada (Zendaya) voltam para casa depois da estreia do filme dele e embarcam em um ajuste de contas detonado por tensões latentes e revelações dolorosas.


Para Todos os Garotos: Agora e para Sempre(12/2/2021) - Netflix

O que começou com uma velha carta de amor acabou se transformando em um novo romance. O que o futuro reserva para Lara Jean e Peter? Com Lana Condor e Noah Centineo.


Ponto Vermelho (11/2/2021) - Netflix

Um casal resolve fazer uma viagem para reacender a paixão, mas acaba fugindo de um atirador desconhecido em uma região inóspita no norte da Suécia.


Na Mesma Onda (26/2/2021) - Netflix

Uma paixão de verão nascida sob o sol da Sicília, na Itália, rapidamente se transforma em uma dolorosa história de amor que obriga um jovem casal a amadurecer.


Eu Me Importo(19/2/2021) - Netflix

Uma cuidadora profissional de idosos descobre que um dos clientes não é quem parece ser. Com Rosamund Pike, Peter Dinklage, Dianne Wiest, Chris Messina e Eiza González.


Loucura de Amor (26/2/2021) - Netflix

Depois de uma noite intensa juntos, Adri descobre que o único jeito de voltar a ver Carla é se internando no hospital psiquiátrico onde ela vive.


Relatos do Mundo (10/2/2021) - Netflix

Um veterano da Guerra Civil americana que vaga pelo país lendo as notícias decide fazer uma viagem perigosa pelo Texas para levar uma órfã até sua nova casa. Com Tom Hanks e Helena Zengel.


O Mediador(3/2/2021) - Netflix

Um advogado promissor aceita negociar com um sequestrador que já foi seu amigo e acaba revivendo o próprio passado.


Mulheres Ocultas (5/2/2021) - Netflix

Uma família tenta aceitar a morte do pai ausente e a vida que ele viveu longe de todos.


Nova Ordem Espacial(5/2/2021) - Netflix

Em 2092, quatro rebeldes em busca de sonhos e lixo espacial encontram segredos explosivos ao tentar vender uma humanoide.


A Viagem de Heidi e Cokeman (10/2/2021) - Netflix

Em Paris, dois traficantes sem noção usam os laços familiares para tentar melhorar seus negócios ilegais nesta comédia baseada em uma websérie.


Amor² (11/2/2021) - Netflix

Um jornalista mulherengo começa a reavaliar suas escolhas quando se apaixona por uma misteriosa modelo com uma vida dupla.


Amigos de Escola (20/2/2021) - Netflix

Com as histórias interligadas de quatro colegas de escola que passam por dificuldades pessoais, o filme apresenta os dramas dos homens de meia-idade.


Missão: Impossível - Efeito Fallout (20/2/2021)

Por causa de uma missão que deu errado, Ethan Hunt e sua equipe precisam trabalhar com a CIA para salvar o mundo da destruição nuclear. Um filme de Christopher McQuarrie com Tom Cruise, Henry Cavill, Rebecca Ferguson, Sean Harris.


Tim Maia (4/2/2021)

Depois de uma viagem aos Estados Unidos, um talentoso cantor volta ao Brasil com um som cheio de soul e se transforma em ícone da música. Babu Santana, Robson Nunes, Alinne Moraes e Cauã Reymond no elenco.


A Garota Dinamarquesa (16/2/2021)

Na Dinamarca da década de 1920, um casal de artistas vive uma história de amor incondicional. Drama inspirado na vida da pioneira trans Lili Elbe (Eddie Redmayne).


Dragão Vermelho (16/2/2021)

À caça de um novo assassino em série conhecido como “Fada do Dente”, o ex-agente do FBI Will Graham (Edward Norton) é forçado a confrontar seu velho inimigo Hannibal Lecter (Anthony Hopkins).


O virgem de 40 anos (16/2/2021)

Aos 40 anos, existe uma coisa que Andy ainda não fez e isso está incomodando seus colegas de trabalho obcecados por sexo, que decidem ajudá-lo nesse quesito.


Karatê Kid (1/2/2021)

Ao se mudar para Beijing, na China, com sua mãe, Dre (Jaden Smith) precisa enfrentar um bully na escola e procura um mestre em artes marciais. Adaptação do clássico de 1984.


Scarface(16/2/2021)

Neste clássico de Brian De Palma, Al Pacino é Tony Montana, um chefe do tráfico cujos inimigos e ego crescem na mesma proporção de seu império.


De Volta para o Futuro (16/2/2021)

Marty McFly viaja acidentalmente ao passado. Agora, ele precisará bancar o cupido e fazer os pais se apaixonarem para não deixar de existir.


Crepúsculo(15/2/2021)

Depois de se mudar para a casa do pai, Bella Swan (Kristen Stewart) começa a estudar na nova escola, onde conhece Edward (Robert Pattinson), um rapaz misterioso que é na verdade um vampiro de 108 anos.


A Saga Crepúsculo - Lua Nova (15/2/2021)

Bella Swan sofre com a partida de seu amor vampiro, Edward Cullen, mas encontra conforto na amizade com Jacob Black, um lobisomem.


A Saga Crepúsculo - Eclipse(15/2/2021)

Enquanto é perseguida por uma vampira com sede de vingança, Bella tenta equilibrar seu amor pelo vampiro Edward e sua crescente atração pelo lobisomem Jacob (Taylor Lautner).


A Saga Crepúsculo - Amanhecer - Parte 1(15/2/2021) 

A vida de recém-casados de Bella e Edward não sai como o esperado em meio a reviravoltas causadas por uma grande surpresa.


A Saga Crepúsculo - Amanhecer - Parte 2 (15/2/2021)

No capítulo final da saga, o nascimento da filha de Bella e Edward provoca um confronto com os Volturi que pode mudar a vida deles para sempre.


Documentários e Especiais

Pelé(23/2/2021) - Netflix

Este documentário conta a história de Pelé, a busca pela perfeição e o status de lenda do futebol que o jogador conquistou. Dirigido por David Tryhorn e Ben Nicholas e produzido pelo cineasta Vencedor do Oscar® Kevin Macdonald (Munique, 1972: Um Dia em Setembro).


Pole Dance: Dança do Poder(5/2/2021) - Netflix

Para tentar recuperar o controle dos próprios corpos, um grupo de mulheres explora os movimentos e expressões em um programa de pole dance.


Cena do Crime – Mistério e Morte no Hotel Cecil(10/2/2021) - Netflix

O Cecil Hotel ganhou fama quando a hóspede Elisa Lam desapareceu. Do criador de Conversando com um serial killer: Ted Bundy, esta série analisa as cenas dos crimes mais sombrios.


Crianças e Família

Kid Cosmic(2/2/2021) - Netflix

Nesta série de animação do criador de As Meninas Superpoderosas, um garoto diferente e criativo ganha superpoderes ao encontrar cinco anéis cósmicos.


Você Radical - Safári (16/2/2021) - Netflix

Nesse especial interativo, a cerca de proteção de um santuário de animais na África do Sul fica sem energia e só Bear Grylls pode resolver a situação.


Mighty Express: Temporada 2 (2/2/2021) - Netflix

Transportar ossos de dinossauro e um polvo bebê? Encontrar um tesouro? Esta turminha de trens tira tudo de letra!


Xico, O Cachorro Mágico(12/2/2021) - Netflix

Uma menina, seu melhor amigo e o cachorro de estimação Xico tentam salvar uma montanha de uma corporação mercenária.


A grande aventura de Barney: O Filme (16/2/2021)

Cody e Abby visitam a fazenda de seus avós com sua amiga Marcella e ficam surpresos quando o dinossauro Barney aparece com suas músicas e diversões.


Anime

Assim Falava Kishibe Rohan(18/2/2021) - Netflix

Um famoso criador de mangás se envolve em eventos paranormais enquanto viaja pelo mundo para se inspirar.


Tenku Shinpan - Sem Saída (25/2/2021) - Netflix

Uma jovem é teletransportada para um terraço nas alturas e precisa escolher entre quatro opções perigosas para sobreviver.