Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Favela em chamas e classe média fantasiada de palhaço: Dead Kennedys lança pôster da turnê brasileira

Banda norte-americana passa por quatro cidades brasileiras no final de maio

Redação Publicado em 22/04/2019, às 14h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster para turnê dos Dead Kennedys no Brasil em 2019 (Foto: Cristiano Suarez / EV7 Live)
Pôster para turnê dos Dead Kennedys no Brasil em 2019 (Foto: Cristiano Suarez / EV7 Live)

Os Dead Kennedys se preparam para mais uma vinda ao Brasil no final de maio. Os shows marcam os 40 anos de história da banda. E a turnê feita aqui ganhou um pôster exclusivo para “a celebração dos 40 anos de Dead Kennedys no Brasil”, conforme o cabeçalho, criada pela empresa que divulga os shows no Brasil.

A imagem criada por Cristiano Suarez, assim como os temas musicais da banda, é provocativa e critica modelos sociais. No caso, violência e desigualdade social além das medidas presidenciais.

A banda, contudo, fez questão de emitir um comunicado para afirmar que o pôster não é autorizado e foi "foi divulgado pelo promotor dos shows sem o conhecimento do Dead Kennedys." Leia mais sobre a polêmica aqui.

+++ Solta o riff! Rolling Stone Brasil vai premiar o melhor riff com prêmios exclusivos no Instagram 

No pôster divulgado pela EV7 Live, produtora da turnê, nesta segunda, 22, uma família de classe média brasileira - pai, mãe e dois filhos - aparece vestida de camisas da seleção brasileira de futebol e empunhando armas.

“Eu amo o cheiro dos pobres mortos pela manhã”, diz a criança mais velha. A frase é uma referência à fala icônima de Robert Duvall em Apocalypse Now. “Está sentindo este cheiro? Está? Napalm, filho [substância inflamável usada pelos EUA a partir da Segunda Guerra Mundial]. Nada mais tem esse cheiro. Eu amo o cheiro de Napalm pela manhã."

Além das armas, diversos tanques de guerra com a bandeira do Brasil aparecem pintados, e da sua ponta saem bandeiras com cifrões. Os veículos são dirigidos pelo palhaço Bozo. Ao fundo, uma favela (também com bandeiras hasteadas) pega fogo, e uma bomba explode no horizonte.

+++ Dead Kennedys volta ao Brasil para comemorar 40 anos de carreira

Os shows acontecem no Rio de Janeiro (23 de maio), São Paulo (25 de maio), Brasília (26 de maio) e Belo Horizonte (28 de maio).

Veja o pôster: 

(O conteúdo dessa notícia foi alterado às 20h27, com o comunicado do Dead Kennedys sobre o pôster ter sido lançado sem a autorização da banda)

+++ Entrevista RS: Di Ferrero fala sobre música pop, vida pós-NX Zero e projeto engavetado com Emicida: