Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

"Fazer música é igual ir ao banheiro", diz Frank Zappa em documentário que estreará no Festival de Sundance

Eat That Question e Off The Wall, de Spike Lee, são documentários musicais com destaque no evento

Redação Publicado em 22/01/2016, às 11h47 - Atualizado às 20h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Frank Zappa em cena do documentário <i>Eat That Question: Frank Zappa in His Own Words</i>, do diretor alemão Thorsten Schütte - Divulgação
Frank Zappa em cena do documentário <i>Eat That Question: Frank Zappa in His Own Words</i>, do diretor alemão Thorsten Schütte - Divulgação

Um novo documentário que será exibido durante o Festival de Cinema de Sundance, em Utah, permitirá que Frank Zappa fale por ele mesmo através de arquivos de filmagens. Eat That Question: Frank Zappa in His Own Words apresenta imagens de shows e entrevistas com o cantor e compositor. Entre alguns trechos divulgados nesta semana, o músico conta o que significa ser criativo: "Faço música por que é a mesma coisa que ir ao banheiro".

Zappa também brinca com o repórter, que pergunta o que ele acha do título de "maestro do rock". "Soa bem razoável para mim". E quando o jornalista descreve a sua aparência — "magro… nariz torto... o bigode estúpido ... e o desgrenhado cabelo negro amarrado para traz" — o cantor simplesmente responde: "Me parece um cara muito bonito", e sorri.

Nos 20 anos da morte de Frank Zappa, selecionamos dez álbuns que definem a genialidade do músico

Produzido pelo cineasta alemão Thorsten Schütte em parceria com a família do músico, Eat That Question acrescenta algumas músicas exclusivas. "O trabalho de Zappa vai contra a música pop comercial", o diretor do documentário disse à Rolling Stone EUA.

"Em um tempo em que faltam iconoclastas polêmicos e sinceros, a arte e a vida de Frank Zappa se conectam a muitas questões universais com as quais nós podemos nos relacionar", comenta. Como um artista pode se manter verdadeiro a suas artes e ideias? Como lida com a rejeição e as limitações de suas saídas criativas? E qual é o preço final a pagar pela liberdade de expressão? Acredito que ele ainda possa ser ouvido e espero que este filme ecoe em todo país após a estreia em Sundance".

A estreia mundial de Eat That Question está prevista para 25 de janeiro em Park Ciy, Utah.

Entre os documentários musicais com estreia no festival de música e cinema norte-americano está a homenagem do diretor Spike Lee a Off The Wall, álbum gravado por Michael Jackson aos 20 anos, que será relançado em edição especial. Intitulado Michael Jackson's Journey From Motown To Off The Wall, o filme reunirá arquivos de entrevistas e shows e contará a história de Jackson desde o início na Motown até o momento em que criou o pop como conhecemos hoje.

Veja a adolescência do Rei do Pop

Considerado pela Rolling Stone o 68º melhor álbum de todos os tempos, o trabalho reúne clássicos como "Rock With You" e "Don't Stop 'til You Get Enough", single que colocou o Rei do Pop no primeiro lugar das paradas norte-americanas. O álbum fez dele o único artista solo a emplacar quatro hits no Top 10.

Relembre Michael Jackson no Grammy e outros shows da premiação

Com previsão de lançamento para 24 de fevereiro em Sundance e 5 de fevereiro no canal pago Showtime, o documentário acompanha o legado do artista e também apresenta entrevistas com o cantor John Legend e os produtores Mark Ronson e The Weeknd, diretamente influenciados pela obra.

Sete coisas que a cultura pop aprendeu com Michael Jackson

É a segunda vez que Lee escolhe Jackson como protagonista de suas biografias cinematográficas. A última lançada foi Bad 25 (2012), reedição de aniversário de 25 anos do álbum que vendeu mais de 45 milhões de cópias no mundo todo.