Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

FBI caracteriza fãs do Insane Clown Posse como gangue

Documento define os Juggalos como “gangue híbrida levemente organizada”

Redação Publicado em 01/11/2011, às 11h15 - Atualizado às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Insane Clown Posse: fãs da banda são caracterizados como gangue pelo FBI - Foto: AP
Insane Clown Posse: fãs da banda são caracterizados como gangue pelo FBI - Foto: AP

Fãs do duo norte-americano de hip-hop Insane Clown Posse foram oficialmente classificados como gangue. Um novo documento do FBI categorizou os Juggalos, nome dado aos fãs, como uma “gangue híbrida levemente organizada”, citando a violência do grupo, sua atividade criminal e o “comportamento de gangue”. As informações são do site do jornal britânico The Guardian.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Fãs do Insane Clown Posse se denominam Juggalos por mais de duas décadas, por causa da faixa "The Juggla". Anualmente eles se encontram no Gathering of the Juggalos, em Illinois, que costuma reunir cerca de 20 mil pessoas. Apesar de a maior parte deles estar situada nos Estados Unidos, há seguidores da dupla ao redor do globo.

O FBI diz estar em alerta com relação às ações do grupo. O fato se deu por alguns deles estarem relacionados a crimes recentes - incluindo um tiroteio em janeiro, nos Estados Unidos, e a agressão a um sem-teto no ano passado. "Um número pequeno de Juggalos está formando subgrupos organizados que têm realizado atividades criminais típicas de gangues", diz o documento.

Apesar da designação do órgão provavelmente não gerar nenhum efeito imediato no Insane Clown Posse (ou em seus fãs), muitos Juggalos posicionaram-se contra o ocorrido. Em poucos dias, segundo informou o jornal, mais de 200 pessoas se envolveram em um abaixo-assinado pedindo para que o FBI volte atrás em sua decisão.