Fernanda Montenegro e novela Lado a Lado são os destaques brasileiros no Emmy Internacional

Cerimônia foi realizada nesta segunda-feira, 25, em Nova York, e premiou o melhor da produção televisiva, que exclui com os programas norte-americanos

Redação Publicado em 26/11/2013, às 09h40 - Atualizado às 17h35

Fernanda Montenegro
Evan Agostini/AP

Atualizada às 17h35.

A novela Lado a Lado, da TV Globo, e a atriz Fernanda Montenegro foram os grandes destaques brasileiros da 41ª edição do Emmy Internacional, realizada nesta segunda-feira, 25, em Nova York, nos Estados Unidos.

Temas e aberturas que marcaram época em séries de TV.

O prêmio, que exclui toda a programação criada nos Estados Unidos, confirmou o favoritismo brasileiro na categoria de Melhor Telenovela. Lado a Lado, protagonizada por Camila Pitanga e Marjorie Estiano, derrotou, contudo, a favorita Avenida Brasil. Também estavam na disputa a canadense 30 Vies e a angolana Windeck

Nesta categoria, desde que foi criada, em 2008, as produções brasileiras venceram com Caminho das Índias (2009) e O Astro.

Já Fernanda Montenegro consolidou a força internacional com o novo prêmio, neste caso, na categoria de Melhor Performance Feminina. O papel laureado foi de Dona Picucha, interpretado por ela no programa Doce de Mãe, também da TV Globo.

Retrospectiva: o que vimos de melhor na TV em 2012.

“Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigado”, disse ela, à agência EFE.

Fernanda Montenegro é internacionalmente conhecida graças ao filme Central do Brasil, de 1999, com o qual ela se tornou a primeira atriz brasileira a ser indicada ao Oscar. No exterior, a atriz já venceu o Urso de Prata do Festival de Berlim e a Concha de Prata do Festival de San Sebastián.