Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Fernando Meirelles quer fazer série sobre Jean Charles

Após ser interpretado por Selton Mello nos cinemas, Jean Charles de Menezes, brasileiro morto pela polícia britânica em 2005, pode virar programa da Globo

Da redação Publicado em 20/05/2009, às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Fernando Meirelles propôs à Rede Globo uma série sobre Jean Charles, brasileiro morto a tiros no metrô londrino, em 2005, após ser equivocadamente tomado como terrorista pela polícia local.

A informação vem da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo desta quarta, 20. O programa, apresentado à cúpula artística da emissora no início do mês, poderia ser tanto um seriado como uma microssérie.

O projeto pode estar ligado a Jean Charles, co-produção Brasil-Inglaterra dirigida por Henrique Goldman e com Selton Mello no papel-título. O filme entra em cartaz no dia 26 de junho.

Goldman entrou no filme por indicação de Meirelles, que, convidado ao mesmo posto, teve de recusar, por conta de outros compromissos. Jean Charles foi inicialmente planejado como um especial para a TV britânica.

O cineasta - responsável pelo filme brasileiro de maior repercussão internacional nas últimas décadas, Cidade de Deus, e produções globais como Ensaio Sobre a Cegueira e O Jardineiro Fiel - está com a bola cheia na Globo. Uma das grandes apostas do canal é sua minissérie, Som e Fúria. Previsto para julho, o programa vai retratar, em 12 episódios, os bastidores de uma companhia de teatro shakesperiana.

Parceira do canal televisivo, a O2, produtora do cineasta, já fez com a emissora o seriado Cidade dos Homens, entre 2002 e 2005, e depois o filme homônimo, de 2007, além do longa Antônia, de 2006.

Procurada pelo site da Rolling Stone Brasil, a assessoria da O2 confirmou que o diretor sugeriu um projeto para o canal, mas não especificou a natureza. O filme sobre Jean Charles, que contou com a ajuda de Meirelles em sua fase embrionária, é produzido pela produtora Conspiração.

Atualmente, Meirelles trabalha em parceria com cineasta britânico Michael Winterbottom para a produção de um documentário sobre a tropicália.