Fernando Meirelles vai dirigir Marina Silva em vídeo eleitoral

Cineasta de Cidade de Deus colabora voluntariamente na campanha de Marina Silva, candidata do PV à Presidência da República

Da redação Publicado em 09/01/2010, às 12h59

O diretor Fernando Meirelles (Cidade de Deus, Ensaio Sobre a Cegueira) irá auxiliar a candidata à presidência pelo Partido Verde (PV), Marina Silva, em propaganda política a ser veiculada no dia 10 de fevereiro.

Silva - que abdicou do cargo de ministra do Meio Ambiente em maio de 2008 e, em agosto passado, saiu do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual patrulhava há três décadas - explicou que Meirelles não receberá remuneração pelo trabalho, informou o jornal Folha de S. Paulo. "Já conversamos sobre o olhar para o programa", disse a senadora acreana a respeito do colaborador voluntário de sua candidatura.

Ela só não esclareceu se Meirelles assumirá qualquer tipo de coordenação de sua campanha na corrida eleitoral - que terá ainda na disputa, provavelmente, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). O papel do cineasta, por ora, seria o de "palpiteiro" nesse vídeo de fevereiro.

Silva sabe que está em desvantagem. Entre os maiores inimigos estão a pouca força do partido em palanques estaduais e a falta de tempo na TV - o PV ainda não deu a palavra final, mas a senadora já expressou diversas vezes ser contra alianças políticas que nem sempre fazem muito sentido do ponto de vista ideológico, embora a prática seja costumeira para ganhar mais tempo de vídeo no horário eleitoral.

"Obviamente não temos a estrutura que têm as outras candidaturas, até porque estão dentro de máquina de governo, e não queremos extrapolar os aspectos da legalidade", declarou Silva sobre limitações para agenda de viagens pelo Brasil.