Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Festival CANTA SP: saiba como participar, conheça as regras e datas da premiação

As inscrições do concurso de música online terminam no dia 10 de novembro

Redação Publicado em 21/10/2020, às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Festival CANTA SP (Foto: Divulgação)
Festival CANTA SP (Foto: Divulgação)

No mês de setembro, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa se juntou ao Memorial da América Latina e as revistas IstoÉ e Metrô para anunciar o festival virtual CANTA SP. Com uma comissão formada por músicos de destaque e prêmios para o primeiro colocado, o evento busca retomar as atividades culturais interrompidas pela pandemia e dar visibilidade aos novos talentos do estado de São Paulo. As inscrições terminam no dia 10 de novembro. 

O vencedor do CANTA SP será contemplado com o Troféu Zuza Homem de Mello; uma apresentação ao vivo no auditório Simon Bolívar no Memorial da América Latina; uma gravação de um videoclipe profissional desta apresentação; uma gravação do show completo em vídeo; inserção na rádio Nova Brasil Fm; entrevista para Revista ISTO É (video no portal e versão impressa);  e exposição em todos os veículos dos parceiros de mídia.

Para participar, é preciso preencher um formulário online e gratuito (que você pode acessar aqui). O festival aceitará a inscrição de artistas e grupos de todos os gêneros musicais, mas é preciso ficar atento com as regras do concurso: cada participante poderá inscrever apenas uma composição totalmente autoral, na melodia e na letra. Além disso, a música precisa ser inédita, ou seja, não pode ter sido lançada por uma gravadora, por exemplo.

+++ LEIA MAIS: Scalene, Apeles e mais: Balaclava Digital divulga horários e line-up completo; confira

A regras do festival também deixam claro que só serão aceitas canções em português - sem efeitos que descaracterizam a voz - de artistas ou grupos residentes no estado de São Paulo. A ficha de inscrição ainda deverá estar acompanhada da letra escrita da música e um link não listado para um vídeo do Youtube, o qual deve cumprir o padrão de apresentação e qualidade exigido pelo regulamento.

As composições inscritas serão avaliadas por uma comissão formada por profissionais de renome na indústria da música:  Paula Lima; Sergio Brito, da banda Titãs; e Felipe Machado, músico e editor de cultura da revista IstoÉ. O jornalista e músico Zuza Homem de Mello, que morreu no dia 4 de outubro, faria parte do grupo, mas, agora, será homenageado no evento.

Em seguida, 25 semifinalistas serão selecionados e avaliados novamente pela comissão. Então, no dia 20 de novembro, 12 finalistas serão anunciados e terão as composições compartilhadas no perfil oficial do festival no Youtube (acesse aqui) para receberem votos do público, os quais serão contados em número de likes.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre o festival da Netflix, ‘TUDUM’: convidados, almanaque e mais

Por fim, no dia 10 de dezembro, a contagem de votos populares será encerrada, da mesma forma que a comissão escolherá o artista ou grupo que melhor atendeu os requisitos técnicos. Dois dias depois, o CANTA SP revelará os dois grandes vencedores da edição, eleitos pelo público e pela comissão.

Como prêmio, o festival entregará uma placa comemorativa e oferecerá a gravação de um clipe profissional para o primeiro lugar, enquanto o segundo e terceiro lugar ganharão uma placa comemorativa. 

Confira o edital completodo festival CANTA SP aqui.

Premiação CANTASP

1 - Troféu Zuza Homem de Mello;

2 - Apresentação ao vivo no auditório Simon Bolívar no Memorial da América Latina;

3 - Gravação de vídeo clip profissional, dessa apresentação;

4 - Gravação do show completo, em vídeo;

5 - Inserção na rádio Nova Brasil Fm;

6 - Entrevista para Revista ISTO É (video no portal e versão impressa);

7 - Exposição em todos os veículos dos parceiros de mídia.

+++ LEIA MAIS: Os 25 melhores discos nacionais de 2019: Djonga, Black Alien e mais


+++ XAMÃ: ‘SE VOCÊ NÃO SENTE NADA COM UMA MÚSICA, É PORQUE TEM ALGUMA COISA ERRADA' | ROLLING STONE BRASIL