Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começa no próximo dia 23

Evento, que vai até 30 de novembro, traz mostra de curtas, longas, filmes digitais, seminários, encontros e outras atividades

Da redação Publicado em 16/11/2010, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Still de <i>Lílian M: Relatório Confidencial</i> - Divulgação
Still de <i>Lílian M: Relatório Confidencial</i> - Divulgação

Começa no dia 23 de novembro o 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Este ano, a programação do evento começa com a exibição de Lílian M: Relatório Confidencial (1975), de Carlos Reichenbach, em cópia restaurada. Narrado em flashback, o filme, que sofreu cortes severos da censura quando foi lançado, conta a história de uma mulher que abandona a família e acaba sozinha em São Paulo, onde se torna amante de um industrial e conhece uma série de personagens curiosos. A cerimônia de abertura para convidados será no Teatro Nacional Cláudio Santoro, a partir das 20h30, e terá a presença da Orquestra Sinfônica do local.

Entre os dias 24 e 29 ocorrem as mostras competitivas, que oferecem prêmios em dinheiro (entre R$5 mil e R$75 mil) aos vencedores. Filmes rodados em 35mm irão estrear às 20h30, no Cine Brasília, e posteriormente reprisados três vezes. Já os digitais serão exibidos na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro, às 14h30. Após a projeção, serão realizados debates com seus realizadores.

Dentre as atividades paralelas promovidas dentro do festival, estão seminários sobre diversos temas ligados ao cinema (especialmente o nacional), encontros de pesquisadores e críticos e lançamentos de livros e DVDs. Um dos destaques desses outros eventos é a mostra do projeto Revelando os Brasis que, desde 2004, dá para moradores de cidades pequenas a oportunidade de estudar linguagens e técnicas de produção de vídeos digitais. Este ano, a Mostra Petrobras Revelando os Brasis trará ficções e documentários que retratam temas que fazem parte da vida de cidades menores, como tradições e lendas locais.

No dia 30, Os Deuses e os Mortos (1970), de Ruy Guerra, encerra o evento. O filme narra a saga de um aventureiro que acaba no meio da luta entre dois clãs de grandes coronéis pela posse de terras de cacau. Na mesma ocasião, serão revelados os vencedores do festival.

Para a programação completa, acesse o site oficial do evento.

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Entre 23 e 30 de novembro

Informações sobre locais e valores:

www.festbrasilia.com.br