Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Festival de Clipes e Bandas abre inscrições para músicos e produtores de vídeo

Terceira edição do evento homenageia Fernanda Takai, Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz

Redação Publicado em 09/11/2014, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O músico Marcelo Jeneci - Divulgação/Daryan Dornelles
O músico Marcelo Jeneci - Divulgação/Daryan Dornelles

A ideia do Festival de Clipes e Bandas é simples e tem a ver com a produção colaborativa: artistas já estabelecidos oferecem músicas para que usuários da internet possam produzir clipes para elas. Enquanto isso, novos músicos enviam faixas deles para ser avaliadas. Na edição de 2014, os artistas que emprestam as canções e analisam as novas bandas são Fernanda Takai, Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz.

Galeria: 15 discos nacionais lançados no primeiro semestre que você precisa ouvir.

Os produtores de vídeo devem escolher uma entre três faixas – “Quase Desatento”, de Fernanda Takai; “De graça”, de Marcelo Jeneci; “As Vezes”, de Tulipa Ruiz – para realizar o videoclipe. O vencedor pode ter o clipe usado pelo artista correspondente como vídeo oficial da canção, além de uma premiação equivalente a R$ 16 mil. A produção disponibiliza a faixa e algumas imagens para auxiliar os candidatos.

Edição 84 – Após um doloroso processo de reconstrução, Marcelo Jeneci lança novo disco e redescobre os prazeres mais simples da vida.

Já as músicas enviadas pelos novos artistas serão avaliadas por um comitê de seleção e, em seguida, passarão para o júri, composto pelos artistas homenageados desta edição, que irão escolher os três melhores. As três mais bem colocadas farão shows de abertura para Fernanda, Tulipa e Jeneci no evento que marca o encerramento do festival. O vencedor, por sua vez, ganha um clipe gravado pela Bossa Nova Films, além de prêmios equivalentes a R$ 6,5 mil.

Edição 90 – Aos 42 anos, Fernanda Takai lança um disco de músicas próprias e versões improváveis.

As inscrições – tanto para as bandas quanto para os produtores de vídeo – devem ser feitas até o dia 18 de janeiro, no site oficial do festival. O encerramento do Festival de Clipes e Bandas acontecerá em março de 2015, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, com exibição do videoclipe vencedor, além de apresentações dos melhores artistas.