Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Festival do Rio 2013: O Verão da Minha Vida, dos roteiristas de Os Descendentes mostra interessante história de amadurecimento

Nat Faxon e Jim Rash, vencedores do Oscar, comandam drama estrelado por Liam James, Sam Rockwell e Steve Carrell

Paulo Gadioli, do Rio de Janeiro Publicado em 29/09/2013, às 16h15 - Atualizado às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Verão da Minha Vida - Divulgação
O Verão da Minha Vida - Divulgação

Após vencerem o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2012 por Os Descendentes, Jim Rash e Nat Faxon estreiam como diretores em O Verão da Minha Vida. Para esta incursão, escolheram um tema já amplamente trabalhado: o chamado “coming of age”, filme focado no processo de amadurecimento. A dupla consegue, porém, colocar energia nova no longa, em grande parte por conta das performances do protagonista Liam James e de Sam Rockwell.

O filme mostra a historia de Duncan, garoto que vai passar as férias de verão com a mãe. O problema é que o namorado dela e a filha adolescente desse namorado acompanham a viagem, fazendo com que o jovem fique completamente desconfortável, especialmente pela natureza antipática do homem. Interpretado pelo comediante Steve Carrell, o personagem vai contra tudo que esperamos do comediante e, por isso, funciona.

Buscando fugir desse ambiente desagradável, Duncan descobre um parque aquático nas redondezas e, quase que por coincidência, acaba amigo do dono, vivido por Sam Rockwell, e passa a trabalhar no local. É interessante pois Faxon e Rash invertem a lógica comum: aqui, o trabalho é o lugar interessante, cheio de vida, de felicidade e descanso, enquanto a casa é estressante, cansativa, repleta de problemas.

Guiado pelo personagem de Rockwell, Duncan se desenvolve no parque aquático, deixando de lado a personalidade tímida demonstrada até então. Ele passa a aparecer mais solto, divertido, ainda que desengonçado, como mostra a tentativa de dança que rende ao garoto um divertido apelido. Por vezes, a sabedoria inocente do guru Rockwell tende a ser exagerada, mas o roteiro evita excessos.

Com um bom ritmo, trilha sonora e belas performances, O Verão da Minha Vida mostra que, muitas vezes, fazer o simples, mas com cuidado e apreço, rende o melhor dos resultados.

Confira os horários de exibição no Festival do Rio:

DOM (29/9) 14:00 Leblon 2

DOM (29/9) 19:00 Leblon 2

TER (1/10) 14:00 São Luiz 3

TER (1/10) 19:00 São Luiz 3

QUI (3/10) 14:50 Est Vivo Gávea 5